A Globo, como a emissora da TV aberta mais vista do país, acaba gerando certa influência nos telespectadores. Para evitar que a política seja tema de suas novelas em um momento tão conturbado, o canal optou por fazer um corte na novela Fina Estampa.

Com a suspensão das gravações de todos os seus folhetins, a emissora colocou no ar a reprise da trama de Aguinaldo Silva, que foi exibida originalmente entre 2011 e 2012. No capítulo da última terça-feira (23), entretanto, houve uma diferença entre a reapresentação e a exibição original.

Quem reparou a mudança foi o site Notícias da TV, que relembrou que Crô, personagem vivido por Marcelo Serrado, havia feito uma crítica ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Naquela ocasião, o petista havia deixado o cargo há alguns meses.

Crítica a Lula

Na cena em questão, a vilã Tereza Cristina (Christiane Torloni) ameaça seu mordomo com um sapato de salto, afirmando que iria enfiar o salto do objeto em sua boca.

Como resposta, Crô fez uma clara crítica ao ex-presidente. “Cruzes, um salto daqueles na minha boca. Ficava falando mole, assim, feito político de esquerda”, disse ele, em referência à forma como Lula pronuncia as palavras.

Na versão exibida nesta semana, a fala acaba sendo interrompida pela chegada brusca de Baltazar (Alexandre Nero), o motorista da madame. A Globo, não se pronunciou a respeito. Tudo indica, entretanto, que a ideia do corte foi evitar novas polêmicas políticas.