Folha do ES
Dom, 7 de Ago
Receitas cofril

Home   Estilo     Entretenimento


Em novo local e sem 'pipoca', Vital 2022 abre venda dos ingressos nesta terça

Em novo local e sem 'pipoca', Vital 2022 abre venda dos ingressos nesta terça

Foliões poderão escolher curtir a festa em camarotes temáticos, nos dois dias, ou em bloco que vai reunir todas atrações do segundo dia.

  Por Redação

  28.junho.2022 às 10:41

Depois de 16 anos de espera, o Vital se prepara para voltar a arrastar os foliões em Vitória. A festa, que já foi uma das micaretas mais tradicionais do Espírito Santo, está marcada para os dias 16 e 17 de setembro. Os ingressos para o evento começam a ser vendidos nesta terça-feira (28), a partir das 18h.

Em novo local, o Vital deixa a orla da Praia de Camburi e vai para o Sambão do Povo, onde acontecem os desfiles das escolas de samba do carnaval de Vitória. Com a mudança, a micareta vai ganhar um novo formato.

As informações foram divulgadas em coletiva de imprensa realizada nesta segunda (27).

Uma das novidades principais da nova edição é o fim da "pipoca", como são chamados os foliões que acompanhavam os trios fora dos blocos, e a concentração de todas as atrações em um único bloco. A medida, segundo a organização do evento, foi necessária para adequar a festa ao novo espaço.

No novo Vital, serão privilegiados os camarotes, que vão usar a estrutura dos camarotes do Sambão do Povo. Os camarotes serão temáticos e relacionados a casas de shows de diferentes segmentos, como sertanejo, pagode, funk e axé.

Para sexta (16 de setembro), não haverá a venda de ingressos para o bloco. Serão comercializados apenas ingressos dos camarotes. Com uma proposta de celebrar a volta do festival "com paz e alegria", a organização do evento divulgou que não haverá abadá neste dia e que os foliões serão estimulados a vestirem roupas brancas.

Léo Santana, Banda Eva, Asa de Águia e Harmonia do Sambão são atrações confirmadas do Vital 2022 — Foto: Reprodução/Instagram

Léo Santana, Banda Eva, Asa de Águia e Harmonia do Sambão são atrações confirmadas do Vital 2022 — Foto: Reprodução/Instagram

Como atração principal da primeira noite, Léo Santana será o último a subir no trio para comandar um "arrastão" em que o público do camarote poderá ocupar a pista do Sambão para acompanhar o cantor.

Já no sábado (17 de setembro), o publico poderá comprar ingressos para os camarotes, para o bloco, ou mesmo para as duas áreas.

Não haverá venda de ingressos para as arquibancadas. A organização do Vital estuda direcionar os convites do setor para os moradores da região onde o evento acontecerá, mediante a doação de alimentos.

Os ingressos poderão ser comprados pela internet e em um ponto de venda físico, no bar Na Vista, em Vitória.

Os organizadores do Vital esperam um público estimado de 30 mil pessoas nos dois dias de festa e que ao menos 30% desse total seja de turistas.

A expectativa é de que o evento movimente cerca de R$ 15 milhões no comércio local.

As atrações já confirmadas para este ano são Claudia Leitte, Léo Santana, Banda Eva, Durval Lelys e Harmonia do Samba.

Vital de 1998 — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Vital de 1998 — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Vital começou com bloco na Praia do Canto

O Vital começou a partir do bloco "Lavagem do Triângulo", na Praia do Canto. Na primeira edição, realizada na Avenida Dante Michelini, em Camburi, o evento registrou a participação de 60 mil pessoas.

O sucesso do primeiro ano foi apenas o início de anos gloriosos para o Vital. Em 1995, na segunda edição, o evento contou com cerca de 200 mil foliões. E não parou por aí.

A festa não teve expansão apenas nos números, mas também na infraestrutura. Ao longo dos anos seguintes, o Vital contou com setores mais privilegiados com os camarotes e lugares mais próximos aos trios, para quem tinha o abadá.

Isso não impedia a participação de quem queria curtir sem pagar nada. O tradicional setor "pipoca" ficava fora do ponto central da festa, mas também possibilitava a participação de inúmeros foliões, para deixar a festa completa.

Público de 60 mil para 500 mil

O esforço em cima do trio e pelas ruas era justificado e o que se via antes do evento eram filas nos pontos de venda dos abadás e ingressos para o camarote. Durante os três dias de evento, sexta-feira, sábado e domingo, o Vital chegou a levar para as ruas de Vitória 500 mil foliões, 440 mil pessoas a mais do que a primeira edição.

O fim

A festa, aos poucos, foi perdendo a força. Sob reclamação de moradores por conta do barulho, o Vital precisou mudar de local. Saiu das ruas para a Praça do Papa, na Enseada do Suá. A última edição aconteceu em 2006.


Fonte: G1

Comentários Facebook


Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2022 Folha do ES. Todos os direitos reservados.