Agilidade e eficiência na advocacia nunca foram tão necessárias. Com o aumento da concorrência no mercado, todo profissional deve buscar alternativas e ferramentas que garantam maior eficácia na prestação de serviços jurídicos.

Por esse motivo, a automação de processos tornou-se não apenas uma tendência, como também uma necessidade.

Sem automatizar o back office e as rotinas dos escritórios, advogados perdem em produtividade e, consequentemente, em competitividade.

A automação vai muito além de informatizar o escritório. Ela serve para sistematizar processos, de modo que tudo funcione de forma muito mais eficiente e com serviços de altíssima qualidade.

O mercado jurídico e a automação

Segundo uma pesquisa divulgada pela revista Análise em 2019, a cada dez escritórios de advocacia de médio porte, oito já contam com um software jurídico na gestão.

Quando se refere a um software jurídico com automação de processos, atualmente cerca de 78% dos escritórios grandes e 62% dos pequenos já utilizam a ferramenta.

A tendência é que esses números só aumentem. Evitar o avanço da tecnologia na advocacia é praticamente ficar para trás em um mercado bastante competitivo.

Considerando que o marketing jurídico tem limitações por conta do Código de Ética, nada melhor do que investir em ferramentas que aperfeiçoam não apenas a prestação dos serviços jurídicos, mas também acabam impactando diretamente na percepção do cliente.

Hoje, a maioria busca escritórios que ofereçam um atendimento de qualidade e soluções. Com um software para escritório de advocacia, o profissional tem uma série de recursos que acabam melhorando a comunicação, o atendimento e até a entrega.

Benefícios da automação na advocacia

A automação de processos traz uma série de benefícios, proporcionando uma gestão inteligente do escritório. Sem automatizar, é praticamente impossível dar conta de tantas tarefas em um único dia.

A ideia não é substituir o advogado, mas liberá-lo de atividades de suporte que demandam tempo, mas não impactam diretamente nos resultados do escritório.

Com a automação fica muito mais fácil organizar e aperfeiçoar a gestão. Um bom software para escritório de advocacia agiliza o gerenciamento de atribuições e demandas.

Como um software jurídico conta com um dashboard que reúne todas as informações relevantes para o advogado, fica muito mais simples de visualizar as atividades e assim controlá-las de forma eficiente.

Outra vantagem desse tipo de ferramenta são os avisos, que ajudam o profissional a manter-se com a agenda em dia, sem perder nenhum prazo, mesmo trabalhando em equipe.

A automação também é essencial para melhorar o atendimento e a comunicação com o cliente. Sistematizando dados e informações, qualquer advogado é capaz de oferecer um atendimento de qualidade, solucionando as dúvidas mais básicas do cliente.

Por fim, usando uma boa ferramenta é possível não apenas automatizar processos internos, como também integrá-los com outras áreas do escritório. Gestão de pessoas, gestão de clientes, gestão de processos e até o financeiro são integrados, facilitando uma gestão mais estratégica.

Apostando na automação

A automação de processos na advocacia é um caminho sem volta. No entanto, antes de introduzi-la no dia a dia do escritório, o advogado gestor precisa conhecer o funcionamento das rotinas e processos internos, bem como buscar a ferramenta que melhor atenda às suas necessidades.

A escolha de um bom software para escritório de advocacia deve ser feita analisando uma série de fatores. Uma boa usabilidade, por exemplo, dispensa treinamentos e suporte constante, facilitando o uso e a adesão pelos advogados do time.

Da mesma forma, a possibilidade de customização através de etiquetas, por exemplo, é um ponto positivo, já que o advogado consegue adaptar a ferramenta às suas necessidades diárias.

Segurança também é um ponto importante. Afinal, todos os escritórios lidam com informações sigilosas de seus clientes e qualquer vazamento de dados pode prejudicar não apenas os clientes como a imagem e reputação do escritório.

A possibilidade de usar o software jurídico de forma gratuita também é um diferencial. Já que avaliando a ferramenta na prática, o advogado tem mais elementos para optar pela melhor. Não faltam diferentes softwares à disposição do advogado. Porém, nem todos contam com as mesmas funcionalidades e atendem da mesma forma o advogado.

A tecnologia chegou para ficar na advocacia e resistir é sinônimo de perder em produtividade, competitividade e até clientes. É hora de apostar em mais agilidade para não ficar para trás.