A essa altura, você já deve saber que pessoas com mais de 60 anos estão no grupo de risco da covid-19. Mesmo assim, muitas famílias têm dificuldade para manter os idosos em casa, e algumas atitudes não ajudam em nada a convencê-los. 

 

 

MENTIR

 

Inventar histórias - como dizer que o idoso será preso ou multado se sair na rua - pode até parecer uma solução fácil, mas tem consequências psicológicas muito negativas. Fazer isso pode causar perda de confiança entre vocês no futuro!

 

POUPÁ-LO DA REALIDADE

 

Muitos tentam esconder a gravidade da pandemia para evitar que o idoso fique ansioso. Mas é importante que ela saiba os motivos do isolamento e o real risco de morte caso o sistema de saúde não consiga atender todos os casos.

 

CONFUNDIR ISOLAMENTO COM ABANDONO

 

Não poder ter contato próximo não significa não conversar com eles. Vocês podem se falar por telefone, apps e até se verem à distância. É importante que o idoso entenda que isolamento não significa que ele será excluído da rotina da família!

 

Tratá-lo como incapaz

 

"Tirando exceções, como demência, o idoso é um cidadão como qualquer outro, com condições cognitivas para ser informado e decidir sobre o melhor para si. Idoso não é criança. Existem pessoas de todas as idades que são 'teimosas'", diz Kairalla. Abordar o isolamento não apenas como uma maneira de proteger a si mesmo, mas também de contribuir para a saúde pública e toda a família, é uma maneira de mostrar que o idoso não está passivo diante da pandemia, que também tem responsabilidade nesse batalha. 

 

Repassar notícias que estimulam pânico

 

É possível falar sobre hábitos de proteção e explicar por que cuidados são necessários nesse momento sem cair no excesso de informação. Por exemplo: revelar que em diversos países as pessoas estão resguardadas em sua casa para não ficarem doentes é uma notícia que pode fazer com que o idoso entenda a gravidade da situação. Você não precisa gerar pânico e comentar sobre os corpos sendo empilhados na Itália para convencê-lo a ficar em casa. Além disso, seja em casa, seja por telefone, é possível conversar sobre outros assuntos além da pandemia. Falar sobre o dia, contar o que está fazendo na quarentena e dividir pensamentos são formas de mostrar proximidade.

 

Sugerir tarefas improdutivas para "ocupar" o idoso

 

Tentar entreter o idoso com tarefas inúteis para passar o tempo dentro de casa pode contribuir para deixá-lo mais ansioso. "Incentive-o a cuidar de plantas ou realizar tarefas domésticas que realmente são necessárias. Jogos de tabuleiro que estimulam a mente também são alternativas melhores que apenas ver televisão ou fazer tarefas que ele percebe que não adiantam, como dobrar roupas esquecidas no armário", diz Aranha. Nesse contexto, caso a família esteja dividindo espaço, pode ser a chance de aprender com o idoso a costurar, preparar uma receita de família ou ouvir uma história.