Devemos ter cuidado com o chuveiro elétrico. Não podemos desafiar a energia, parece até bobagem mais hoje em dia tem vários casos registrados de acidentes e mortes com o chuveiro elétrico. O choque ocorre em chuveiros com instalações precárias e inadequadas.

De acordo com a norma técnica (NBR 5410), não são permitidas instalações de tomadas sem proteção por DR (Dispositivo de Proteção à Corrente Diferencial Residual) e dispositivo de controle e manobra, em áreas molhadas.

Quando for fazer uma instalação a parte mais importante são os fios e disjuntores, que devem estar dimensionados corretamente com a corrente elétrica e potência do chuveiro. Na instalação não pode se esquecer do fio terra, que é uma segurança na hora do banho. Lembrando que a fiação do chuveiro não pode ser compartilhada com as demais, ou seja, nunca ligue tomadas ou lâmpadas nos fios do chuveiro elétrico. Para finalizar as dicas de instalação, aconselho fazer o encanamento de PVC.

Quem não gosta de um bom banho morno ou quente? É relaxante, porém é cercado de cuidados, pois, está em temperatura elevada, energia e água, merece muita atenção.

Trocar a temperatura com o chuveiro ligado?

Choque no chuveiro

Quando você abre o registro do chuveiro elétrico e depois de um certo tempo verifica que a temperatura da agua não está agradável, qual é a sua atitude?

Opção 1: Desliga o registro e muda a temperatura

Opção 2: Faço a mudança de temperatura mesmo com o chuveiro ligado. Afinal de contas desligar o registro é perca de tempo, é bem mais rápido e fácil trocar o regulador de temperatura sem desligar o chuveiro.

Então, se você possui a atitude da opção 1, parabéns!

Desligar o registro e mudar a temperatura é uma atitude correta, continue assim e seja um usuário disciplinado. Oriente seus parentes e amigos sobre sua atitude com o chuveiro elétrico.

Se você escolheu a atitude da opção 2,aconselho a mudar sua forma de pensar o mais rápido possível, para não ter complicações com um choque terrível.

Agua e eletricidade nunca foi e nunca será uma combinação perfeita. O chuveiro elétrico, tem a passagem de água e energia, se o chuveiro estiver molhado e algum fio inadequado, pode dar um curto e você levará um choque, se acidentando e podendo levar a morte.

Relembrando, se necessitar mudar a chave que regula a temperatura o ideal é desligar o chuveiro, mudar, e então ligar novamente.

Algumas pessoas podem achar que é balela, pois sempre trocam a temperatura com o chuveiro ligado e NUNCA tomaram choque. Nesse caso encerro o artigo com um ditado popular que diz o seguinte: “NEM TODO DIA É DIA SANTO”

Observação: Mantenha as instalações elétricas em ótimo estado de conservação. Tenha um profissional capacitado para fazer a manutenção da sua rede de eletricidade.