Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou o acesso ao local de prova do Exame Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2019.

 

O cartão de confirmação está disponível na internet, na página do participante da avaliação. A prova será aplicada nesse domingo, 25, em 611 municípios do país, em todos os estados e no Distrito Federal.

 

Os portões de acesso aos locais de prova serão aberto às 8 horas, no horário de Brasília, e fechados às 8h45 para as provas aplicadas pela manhã. À tarde, os candidatos poderão entrar entre 14h30 e 15h15.

 

Confira, a seguir, cinco pontos sobre o Encceja:

 

O que é?

O Encceja é um exame direcionado às pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos na idade adequada. As questões são elaboradas para avaliar o conhecimento técnico-científico que faz parte dos currículos escolares por meio de situações do cotidiano. Essa é uma forma de avaliar as competências das pessoas a partir do que aprenderam ao longo da vida, nas relações profissionais, sociais e culturais.

 

 

Quem pode participar?

No Brasil e no exterior, o Encceja pode ser realizado para pleitear certificação no nível de conclusão do ensino fundamental e ensino médio. Para certificação do ensino fundamental, é preciso ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame. A certificação do ensino médio exige a idade mínima de 18 anos.

 

Como participar?

A participação é gratuita para todos os candidatos. O estudante precisa acessar, em um determinado período, o site do Encceja. É necessário CPF e documento de identidade.

 

O que cai na prova?

Quem busca a certificação de competências do ensino fundamental terá provas de ciências naturais e matemática. No período da tarde, esses participantes farão provas de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, redação, história e geografia.

 

 

Para os participantes que almejam a certificação do ensino médio, as provas matutinas serão de ciências da natureza e suas tecnologias, e de matemática e suas tecnologias. Na parte da tarde, as provas serão de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias.

 

Como a prova é elaborada?

As áreas do conhecimento que caem na prova são estabelecidas a partir do currículo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s). Para se preparar para o exame, o Inep disponibiliza na internet o material didático pedagógico de apoio aos participantes e professores.