O ensino a distância em nível superior ainda é um universo desconhecido para muitos estudantes brasileiros e, por isso, o assunto envolve mitos acerca de seus benefícios. Apesar disso, o segmento cresce a cada dia.

 

Levantamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apontou que as matrículas em EaD cresceram 17,6% de 2016 para 2017.

 

Os estudantes de educação a distância (EaD) chegaram a quase 1,8 milhão em 2017 – o equivalente a 21,2% do total de matrículas em todo o ensino superior.

 

O número de cursos no país também aumentou, de 2016 para 2017, passou de 1.662 para 2.108, o que representa aumento de 26,8% – maior crescimento desde 2009, quando o país passou dos 647 cursos registrados até 2008 para 844 cursos.

 

No total, o ensino superior tem cerca de 8,3 milhões de estudantes em cursos de graduação. As vantagens da modalidade vão desde flexibilidade de estudo em relação a horários e lugar até custo-benefício, o que ajuda na democratização do ingresso ao ensino superior.

 

 

A coordenadora do Núcleo de Ensino a Distância (Nead) da UniCarioca, Viviana Carvalho, analisa alguns mitos da graduação a distância, esclarecendo os principais pontos positivos dessa modalidade de estudo.

 

Quais os principais mitos envolvem o EAD quando o assunto é qualidade de formação?

 

Um dos principais mitos com relação a EAD é quanto ao diploma: se haverá diferenciação por ser um curso na modalidade a distância. A grande verdade é que o diploma dos cursos presenciais e a distância é o mesmo, não havendo nenhuma observação sobre a modalidade cursada pelo aluno, até porque a qualidade de ambas as modalidades deve ser a mesma.

 

O mercado de trabalho ainda não valoriza o EAD como uma formação de mesmo porte da presencial?

 

Acredito que atualmente já não há mais preconceito por parte dos recrutadores, tendo em vista que os cursos na modalidade a distância são plenamente equivalentes aos cursos presenciais e não trazem no diploma nenhuma diferenciação.

 

Os alunos dos cursos a distância possuem a mesma formação dos alunos de cursos presenciais. O que parece ainda prevalecer é o desconhecimento do potencial que a modalidade a distância possui.

 

 

 

O EAD é mais barato, a relação custo-benefício é real?

 

Sim, os alunos dos cursos a distância têm os mesmos benefícios de um aluno de cursos presenciais, ou seja, possuem acesso a bibliotecas e laboratórios de ensino, além de contar com o material didático incluso na mensalidade disponível 24 horas por dia no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

 

Na UniCarioca, os alunos possuem acesso aos materiais estudados nas disciplinas a distância até o final do seu curso. Além disso, não há necessidade de gastar com deslocamento (passagens, gasolina, estacionamento), tendo em vista que as aulas ocorrem totalmente online, sendo necessário comparecer apenas para a realização das avaliações.  

 

 Os cursos têm carga horária menor e, por isso, são mais superficiais? Os alunos aprendem menos que em um curso presencial?

 

A carga horária dos cursos a distância é igual a dos cursos presenciais, não havendo prejuízos ao aprendizado do aluno. Os cursos a distância possuem o mesmo currículo e conteúdos aplicados no ensino presencial garantindo que o aluno tenha sempre a mesma qualidade de ensino.

 

Os alunos dos cursos a distância da UniCarioca recebem semanalmente conteúdos didáticos das disciplinas, como e-books, vídeos, questões e materiais complementares para estudo, exigindo mais dedicação para aprendizagem.

 

É possível fazer qualquer curso a distância?

 

Atualmente, nem todos os cursos existem na modalidade a distância. Nem todos os cursos da área de saúde, por exemplo, são regulamentados pelo MEC, pois possuem exigências específicas.

 

O aluno precisa ficar atento se o curso escolhido possui laboratórios específicos para ensino.  Por exemplo, a UniCarioca possui para o curso de Pedagogia a Brinquedoteca em espaços físico e virtual que permitem ao aluno colocar em prática o que aprendem.

 

Todo o aluno pode se adaptar ao EAD se for bem orientado?

 

Sim, o ensino a distância é democrático e pode ser cursado por qualquer pessoa que tenha persistência e disciplina para aprender. O mercado de trabalho tem exigido competências que podem ser adquiridas por meio de cursos a distância.

 

A modalidade pode proporcionar aprendizado independente da distância geográfica por utilizar estratégias baseadas na utilização de tecnologias que promovem o ensino sem limite de lugar, hora ou idade dos alunos.  Na modalidade a distância, um dos elementos fundamentais é a interação no Ambiente Virtual de Aprendizagem (espaço online onde ocorrem os cursos).

 

Por meio de modernas ferramentas de comunicação, os alunos interagem entre si e com os professores, gerando networking. Neste processo, os alunos são instigados à troca de saberes e expansão dos conhecimentos.