Atenção, fãs do falecido Orkut: a rede social não ressurgiu das cinzas. Nas últimas horas, vários internautas começaram a comemorar o fato de a plataforma estar disponível na loja de aplicativos do Google, mas nem tudo é o que parece ser.

 

Na manhã deste sábado (7), o assunto já estava entre os mais discutidos no Twitter, onde centenas de usuários estavam comemorando o suposto 'comeback' do Orkut. Segundo os dados da Google Play, o 'novo Orkut' já foi baixado em mais de 50 mil aparelhos e tem 309 avaliações de usuários que já se cadastraram no app.

 

Quem baixou o app, contudo, se deparou com a seguinte mensagem em sua tela de início:

 

"Orkut.br não tem vinculo com o Google e não é o mesmo site que o Orkut.com. Caso sua intenção seja acessar a antiga rede social filiada ao Google, pedimos desculpas, mas não será possível, infelizmente o Orkut.com encerrou suas atividades em 2014".

 

Apesar de todo o saudosismo envolvido entre os criadores do aplicativo que homenageia o antigo Orkut, devemos ser bastante cautelosos com nossas informações pessoais. Toda rede social requer um perfil detalhado com nossos hábitos e outros dados relevantes, como cidade de residência, idade, nome completo e e-mail.

Todos temos experiências com o Orkut e sabemos que a rede teve um papel social importante durante a democratização do acesso à internet no Brasil. Toda tentativa de ressuscitá-la por meios não-oficiais, contudo, deve ser observada com bastante cautela.