Os moradores de Cachoeiro podem acompanhar, pela internet, os valores de combustíveis praticados nos postos da cidade. Quinzenalmente, o Procon Municipal divulga no site da prefeitura a pesquisa de preços que realiza junto aos estabelecimentos. 

O órgão de defesa do consumidor esclarece que o levantamento referente à primeira quinzena de junho não pôde ser publicado, por motivo de ordem técnica, e que uma nova pesquisa será disponibilizada na próxima semana.

"Os postos nos encaminham a tabela de preços por e-mail, obedecendo a um calendário previamente elaborado. Contudo, problemas relacionados ao funcionamento do correio eletrônico – agora sanados – impossibilitaram a elaboração da planilha. É importante ressaltar que esse trabalho não para. Estamos sempre monitorando os preços, em benefício do consumidor. A previsão é que publiquemos a próxima pesquisa na quarta-feira, dia 19", explica o coordenador do Procon, Rogério Athayde. 

Para acessar as pesquisas – a última data do dia 22 de maio –, basta entrar na área do Procon no site www.cachoeiro.es.gov.br?, pelo menu 'Secretarias'. 

Combate a práticas abusivas

O Procon de Cachoeiro também atua para coibir práticas abusivas nos postos de combustíveis, verificando o cumprimento do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado entre Ministério Público e estabelecimentos. Esse acordo limita o lucro na venda de combustíveis no município. 

"Independente das variações de preços do mercado, o lucro desses fornecedores tem que estar dentro dos 20%. Caso contrário, fica configurada a prática abusiva. Recentemente, recebemos cerca de oito ofícios do MP para novas verificações junto aos postos, e os resultados dessas inspeções são encaminhados ao órgão", frisa Athayde.