A Prefeitura de Guaçuí por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), foi a grande vencedora do Prêmio Boas Práticas Senador Gerson Camata na categoria Cidade para as Pessoas. A premiação aconteceu na tarde desta quinta (28), durante o 8º Congresso Gestão das Cidades, no Centro de Convenções de Vila Velha.


Dos 283 projetos inscritos, 153 preencheram os requisitos de conformidade e foram analisados pela banca, sendo 24 os selecionados como finalistas. A Semmam levou para final dois projetos: Troca Sustentável e Projeto Educacional Mostra de Vídeos Curtas Ambiental, sendo os dois na mesma categoria: Cidades para Pessoas.


Antes do resultado final, o responsável pelos projetos Roberto Martins, secretário municipal de Meio Ambiente, apresentou os projetos e foi sabatinado por uma banca  composta por 16 avaliadores das seguintes instituições: Ministério Público Estadual, Secretaria de Controle e Transparência (Secont), Secretaria de Planejamento (SEP), Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Conselho Regional de Administração (CRA), Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea), Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Diário Oficial do Espírito Santo (Dio-ES) e Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger). 


Durante o maior evento de Gestão Pública do estado do Espírito Santo, a 8ª edição do Congresso Gestão das Cidades que reuniu mais de 4 mil pessoas no Centro de Convenções de Vila Velha nos dias 27 e 28 de novembro, sendo promovido uma série de capacitações para  prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, servidores e empregados públicos, além de entidades de classe, entidades sem fins lucrativos, instituições financeiras, instituições de ensino e estudantes, com o objetivo de contribuir para o aprimoramento das administrações municipais, a expectativa para o resultado final com as premiações era muito grande. Nos corredores durante os intervalos, várias comitivas de diversos municípios capixaba comentavam a respeito dos possíveis resultados.


Assim, no último dia, foi realizada a cerimônia de encerramento da primeira edição do Prêmio Boas Práticas Senador Gerson Camata. Onde 12 boas práticas foram escolhidas como as melhores do Espírito Santo. Os vencedores do terceiro e do segundo lugar foram premiados com um certificado, já os projetos que ficaram na primeira colocação das categorias Governança Municipal; Finanças Municipais; Tecnologia e Inovação e Cidade para as Pessoas, foram premiados com certificados, uma quantia em dinheiro de 5 mil reais e uma viagem para conhecer uma boa prática fora do estado.


No momento da abertura dos envelopes na última categoria a ser anunciada, Guaçuí então conseguiu o êxito sendo premiado em primeiro lugar no Projeto educacional Mostra de Vídeos Curtas Ambiental. No palco, recebendo a premiação da diretoria da Amunes, estavam a prefeita Vera Costa e o secretário de Meio Ambiente Roberto Martins com sua equipe. 


A emoção era visível no rosto de todos sendo muito aplaudidos pelos presentes. “Ficamos muito felizes porque conseguimos a proeza de emplacarmos na final dois projetos de Guaçuí nesse importante evento que tem o objetivo de reconhecer projetos inovadores que proporcionem benefício perceptível para a sociedade e que possam ser disseminados em outras cidades.

 

"Agradeço a Deus a prefeita Vera Costa, aos membros da Semmam e a todos da PMG que certamente contribuíram e contribuem para o sucesso dos dois projetos. A vitória não é de um só grupo. A vitória foi de todos. De um grupo numeroso, talentoso e comprometido com a educação ambiental em nosso município que é referência. A certeza do dever cumprido e o bem realizado, nos dá a certeza que estamos no caminho certo”, informou Roberto Martins, visivelmente emocionado com lágrimas nos olhos.

Roberto Martins recebe o prêmio emocionado