A Prefeitura de Cachoeiro publicará, em decreto, neste fim de semana, novas regras para funcionamento das atividades econômicas do município. Mais restritivas, as normas entram em vigor na segunda-feira (25) e são necessárias em função da mudança de grau de risco de Cachoeiro, de baixo para moderado, na Matriz de Risco que o governo estadual estabelece com base nas ameaças e vulnerabilidades das cidades capixabas, frente à pandemia do novo coronavírus (covid-19).

As atividades enquadradas no turno I – que na classificação de baixo risco estão liberadas para funcionar de segunda a sábado, das 8h às 16h – poderão funcionar apenas de segunda a sexta, com horário diferente: das 9h às 17h. São as lojas de eletrodomésticos, eletroeletrônicos, de departamentos, materiais para construção e assemelhados (vidraçaria, material elétrico, tintas e demais produtos que servem para reforma e construção), móveis, informática e óticas especializadas.

Os ramos do turno II também funcionarão apenas de segunda a sexta-feira, mantendo o horário das 10h às 18h. São lojas de confecções, aviamentos, tecidos, calçados e acessórios; perfumarias, joalherias, papelarias e demais atividades de comércio.

Atividades no interior de shopping centers, galerias e centros comerciais (incluindo praças de alimentação), que estão enquadradas no turno III, não poderão funcionar aos domingos e, de segunda a sábado, terão o horário reduzido para seis horas diárias.

Restaurantes, pizzarias, lojas de conveniência, lanchonetes, casas de lanches noturnas e similares (turno IV) não poderão funcionar com atendimento presencial aos sábados e domingos – apenas com delivery, nesses dois dias, e retirada de produtos (drive thru), aos sábados. De segunda a sexta, essas atividades passarão a ter horários de funcionamento diversos, e será mantida a regra de encerrar pedidos para consumo presencial uma hora antes do fim do expediente.

Padarias e sorveterias poderão fazer atendimento presencial de segunda a sábado e apenas delivery aos domingos.

Por fim, as atividades consideradas essenciais (turno V), como supermercados, hipermercados, mercados e hortifrútis, não poderão funcionar aos domingos – as farmácias seguirão o regime de plantão, normalmente.

O decreto também vai ampliar, de 1,5 metro para 2 metros, o distanciamento mínimo entre as pessoas no interior dos estabelecimentos, que terão que continuar restringindo o atendimento presencial a 40% de sua capacidade.

Regras para risco alto também estão planejadas

O prefeito Victor Coelho destaca que a nova Matriz de Risco estabelecida pelo governo estadual tem três novos critérios para classificação do grau de risco das cidades. A taxa de letalidade da covid-19, o índice de isolamento e o percentual da população acima dos 60 anos – considerado como grupo de risco – se somam aos critérios vigentes, que são o coeficiente de incidência de casos confirmados e a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

“Apesar das medidas de enfrentamento que implementamos, infelizmente, os casos de covid-19 têm crescido, rapidamente, no nosso município. Neste mês, registramos os primeiros óbitos. Muita gente ainda não se deu conta da gravidade da situação, o que é demonstrado, principalmente, pelo baixo índice de isolamento social em Cachoeiro. Nesse cenário, migramos para a classificação de risco moderado e teremos de adotar medidas mais rígidas para conter o avanço da doença”, explica.

Ainda de acordo com o prefeito, diante do agravamento do quadro epidemiológico, o município já se antecipou a uma possível classificação de risco alto. “Além do regramento das atividades econômicas no nível de risco moderado, elaboramos uma proposta de funcionamento para o risco alto ou severo e, inclusive, já a apresentamos e debatemos com o setor empresarial. Vamos endurecer as medidas, de acordo com as orientações do governo estadual”, salienta. As regras para o grau de risco alto serão publicadas no mesmo decreto.