Mesmo com a chegada da pandemia do novo coronavírus, que provocou crise em praticamente todos os setores da economia, o segmento moveleiro obteve crescimento. Prova disso é a previsão da criação de 700 vagas de emprego até o fim do ano. 

 

As perspectivas são otimistas baseadas nas vendas de junho e julho, que foram positivas. O volume de vendas foi superior ao mesmo período de 2019, e as contratações tiveram um crescimento superior a 100% em relação ao mesmo período do ano passado, o que tem trazido resultados favoráveis para muitas empresas. 

 

Para o empresário e presidente da Câmara Setorial da Indústria Moveleira da Findes, Luiz Rigoni, já no início de junho a indústria moveleira começou a recontratar, e as vendas voltaram ao patamar planejado.

 

"Para agosto já estamos com uma carteira de pedidos muito boa, que superou as nossas expectativas. Tenho participado de várias reuniões e é notório que a 'música' é a mesma em todo Brasil. Inclusive, algumas matérias-primas já estão em falta e podem atrasar os nossos pedidos”, pontuou. 

 

Para o presidente do Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário de Linhares e Região Norte (Sindimol), Ademilse Guidini, muitas variáveis estão sendo apontadas para esse crescimento, principalmente a questão do isolamento social, que tem motivado a população a cuidar mais do lar. 

Guidini também cita pesquisa que mostra aumento de venda de móveis pela internet. 

 

"Com as pessoas em casa, muitas aproveitaram para investir no conforto de seus lares. Pesquisa divulgada pelo Movimento Compre & Confie em parceria com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) mostrou que a venda de móveis pela internet teve um crescimento de 94,4% nos cinco primeiros meses de 2020, comparado com o mesmo período de 2019”. Ele completou afirmando que o faturamento foi de R$ 2,51 bilhões. Segundo Guidini isso refletiu diretamente na produção das indústrias, impactando também na necessidade de mais pessoas trabalhando nas fábricas. 

 

O presidente do Sindimol disse ainda que desde o final de maio já se percebia uma retomada significativa das vendas, o que foi muito importante até mesmo para manter o otimismo para enfrentar mais um momento de crise.