Nesta quinta-feira (22) serão conhecidos os vencedores do 4º Concurso da Qualidade do Cacau Capixaba, nas Categorias Linhares e Demais Municípios, além de ser revelado o "Destaque Estadual”. Esse ano, 50 amostras de amêndoas foram inscritas no concurso que é realizado pela Prefeitura de Linhares desde 2017, e visa promover o cacau capixaba de qualidade para todo o país, por meio do incentivo às boas práticas de sustentabilidade e o fortalecimento da cadeia produtiva.

 

Na Categoria Linhares foram inscritas 33 amostras e os finalistas são: Ana Claudia Milanez Rigoni, Dário Antonio Spinassê, Dorian Neves Rangel, Fernando Buffon, João Paulo Bertozi Brunhara, José Luiz Schiavon, Maria Rita Porto De Lima Santos e Vanildo De Alcântara Nunes.

 

Já na Categoria Demais Municípios, das 17 amostras inscritas disputam a grande final os cacauicultores Cassio Vinicio Cassaro, Cristina Dadalto, Jocimar Spacini, Leomacir Pedro Cassaro e Luiz Roberto Gomes Soresini.

 

Agora, as amostras de cada um dos finalistas foram processadas nos laboratórios do CIC e transformadas em chocolate para degustação, o que definirá os vencedores. Antes, passaram por uma seleção após análises físico-químicas no Centro de Inovação do Cacau (CIC).

 

O evento de premiação, devido às medidas de segurança da Covid-19, será realizado entre os finalistas e apoiadores, mas será filmado e divulgado.

 

O concurso é uma realização da Prefeitura de Linhares, do Comitê Nacional de Qualidade de Cacau Especial (CNQCE), Chocolates Garoto, com a Correalização do Governo do Estado, Incaper, Ceplac ES/BA, Sebrae, FAES/Senar/SRL, Centro de Inovação do Cacau (CIC), com apoio institucional do Sicoob, Acau, Apropeba, Coopercau e organização do Instituto Ampliê.