Folha do ES
Sáb, 6 de Mar

Home   Geral     Espírito Santo


Aplicativo da Ouvidoria de Cachoeiro pode ser modelo para cidades do ES

Aplicativo da Ouvidoria de Cachoeiro pode ser modelo para cidades do ES

  Por Natan Rodrigues

  21.janeiro.2021 às 09:10Atualizado em 21.janeiro.2021 às 10:13

O aplicativo de celular “Todos Juntos”, que facilita o contato da população de Cachoeiro de Itapemirim com a Ouvidoria Geral do Município, pode servir de modelo para outras cidades capixabas. É o que afirma o presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), Gilson Daniel.

Gilson Daniel e o prefeito de Viana, Wanderson Bueno, estiveram em Cachoeiro nesta quarta-feira (20). Pela manhã, participaram de uma reunião de apresentação do aplicativo, no gabinete do prefeito Victor Coelho, e depois se dirigiram até a sede da Ouvidoria, no Centro Administrativo Hélio Carlos Manhãs, para conhecer melhor o funcionamento do Sistema Integrado de Gestão da Ouvidoria (Sigo).

“Tudo o que já funciona em um município e que a gente puder levar para outras cidades é muito valioso. Viemos aqui conhecer os sistemas de Cachoeiro, que são inovadores e têm mostrado bastante resultado, para que a gente possa, em uma parceria com a Prefeitura de Cachoeiro, levar essas tecnologias para outros municípios capixabas”, afirmou Gilson Daniel.

Lançado em abril de 2020, o aplicativo “Todos Juntos” permite a abertura de chamados relativos a solicitação de serviços, denúncias, elogios, sugestões, reclamações e pedidos de informação. Além disso, é possível acompanhar o andamento atualizado dos pedidos feitos pelos usuários. Também há áreas reservadas para atendimentos do Disk Aglomeração e autoavaliação de sintomas de Covid-19.

De acordo com a Ouvidoria, o “Todos Juntos” já teve mais de 1,4 mil downloads e recebeu mais de 700 chamados. Disponível para ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais dos celulares, o aplicativo foi desenvolvido pela Dataci, empresa pública municipal extinta no ano passado, e que se tornou a Coordenadoria Executiva de Tecnologia da Informação, vinculada à Secretaria Municipal de Fazenda (Semfa).

“O ‘Todos Juntos’ é uma ferramenta importante, que contribui para agilizar o contato do cidadão com a Ouvidoria. Nossa equipe de Tecnologia da Informação já está planejando o incremento de outras funcionalidades ao aplicativo”, comenta o secretário municipal de Fazenda, Márcio Guedes.

Balanço de 2020

A Ouvidoria Geral do Município recebeu 34.465 chamados em 2020, por meio de seus vários canais de comunicação. Desse total, 31.527 – ou seja, 91,47% – foram finalizados.

Os chamados correspondem ao total de protocolos abertos pela Ouvidoria após o contato dos cidadãos. A conclusão dos chamados diz respeito ao encaminhamento ou resposta final dada às solicitações.

“Mesmo em um ano tão desafiador, com enchente e pandemia, conseguimos alcançar um bom percentual de resposta aos cidadãos”, comemora a ouvidora geral do Município, Thaynná Silveira.

“O trabalho da Ouvidoria é fundamental para que os cidadãos tenham um canal de comunicação efetivo com o poder público e para que possamos mapear a situação da cidade, constatando quais são os serviços e regiões com mais demandas. O fato de Amunes reconhecer o nosso trabalho e querer replicar o nosso modelo em outros municípios mostra que estamos no caminho certo”, destaca o prefeito Victor Coelho.

Entre em contato com a Ouvidoria

Rua Brahim Antônio Seder, 34, Centro – térreo do Centro Administrativo Hélio Carlos Manhães (antigo Sesc) Atendimento de segunda a sexta, das 7h às 17h Telefone: 156 / (28) 3155-5237 WhatsApp: (28) 98814-3357


Fonte: Folha do ES

Comentários Facebook


Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2021 Folha do ES. Todos os direitos reservados.