O Espírito Santo recebeu, na manhã deste sábado (8), uma nova remessa da vacina Coronavac, da Sinovac e do Butantan, para dar continuidade à aplicação da segunda dose com o imunizante.

 

 

 

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa-ES), o Espírito Santo precisa de 87.749 doses da vacina para aplicar como segunda dose nos capixabas que estão com esquema em aberto. A remessa que chegou ao estado nesta manhã, entretanto, contém 20 mil doses da vacina.

 

 

A remessa será encaminhada à Central Estadual de Rede de Frio da Secretaria da Saúde (Sesa) para cadastramento. Já a distribuição aos municípios da Região Metropolitana e para as regionais de saúde Norte, Sul e Central acontecerá na próxima segunda-feira (10).

 

 

 

Só depois disso, a vacinação daqueles que devem tomar a dose de reforço do imunizante será retomada.

 

 

 

A Secretaria orienta que a população que está com esquema para a segunda dose superior de 28 dias deve aguardar o anúncio da chegada de novas doses nos municípios e o agendamento que cada cidade irá realizar.

 

 

 

 

Escassez de Coronavac

 

 

 

 

O desabastecimento de Coronovac no Brasil acontece devido a falta do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) pelo Instituto Butantan. Isso comprometeu a distribuição das segundas doses em todo território brasileiro, inclusive no Espírito Santo.

 

 

 

 

A Sesa informou que solicitou ao Ministério da Saúde o envio de doses complementares da Coronavac na última semana para complementação do esquema vacinal dos capixabas.

 

 

 

 

Entretanto, o Ministério da Saúde retornou à solicitação com a confirmação de um novo envio para este sábado com o quantitativo reduzido, de 20 mil doses.