Cientistas na China identificaram um novo tipo de gripe com potencial para causar uma epidemia. O vírus é encontrado em porcos, mas também é capaz de infectar humanos. Os pesquisadores temem a possibilidade de uma mutação que facilite sua transmissão entre as pessoas e se espalhe rapidamente pelo mundo.

 

 

O estudo, publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, descreve uma cepa de influenza com genes compartilhados com o vírus que causou a pandemia de gripe suína em 2009. Segundo pesquisadores, esse vírus é uma combinação de três cepas de influenza: uma das aves europeias e asiáticas. Outro causou a pandemia de 2009; um terço da América do Norte, que tem os genes do vírus da gripe aviária, humana e suína.

 

O vírus, chamado G4 EA H1N1, pode crescer e se multiplicar nas células que revestem as vias aéreas humanas. Ao analisar dados de 2011 a 2018, os cientistas encontraram evidências de que pessoas que trabalham em matadouros e na indústria suína na China foram infectadas.

 

Pesquisadores dizem que é necessário tomar medidas proativas agora para proteger as pessoas da gripe suína. Como essa diferença é nova, a população não teria desenvolvido imunidade ao vírus. "Vamos ler o estudo com cuidado para entender o que há de novo. Também destaca que não podemos falhar nossa cautela contra a gripe. Precisamos estar atentos e continuar monitorando mesmo durante a pandemia COVID-19."