Folha do ES
Ter, 7 de Jul
Cofril 02

Home   Geral     Mundo


SpaceX lançará primeira missão espacial tripulada

SpaceX lançará primeira missão espacial tripulada

A decolagem está prevista para a tarde desta quarta-feira (27) a partir da Flórida, no Centro Espacial Kennedy.

  Por João Paulo Rosa

  26.maio.2020 às 17:49

ESTADOS UNIDOS - A SpaceX, empresa de foguetes do empresário Elon Musk, levará dois astronautas norte-americanos à Estação Espacial Internacional na quarta-feira (27) a partir da Flórida, no Centro Espacial Kennedy, encerrando a pausa de nove anos da Nasa em voos espaciais tripulados.

A cápsula Crew Dragon, da SpaceX, que transportará os astronautas Doug Hurley e Bob Behnken, e seu foguete Falcon 9 devem decolar às 17h33, no horário de Brasília, a partir da mesma plataforma de lançamento usada pela última missão de ônibus espacial da Nasa em 2011.

“Bob e eu estamos trabalhando nesse programa há cinc anos, dia após dia”, disse Hurley, 53 anos, quando ele e Behnken, 49 anos, chegaram ao Centro Espacial Kennedy na semana passada. “Tem sido uma maratona de várias maneiras, e é isso o que você espera ao desenvolver um veículo espacial com tripulação humana que possa ir e vir da Estação Espacial Internacional.”

A Nasa, na esperança de estimular um mercado espacial comercial, concedeu 3,1 bilhões de dólares à SpaceX e 4,5 bilhões à Boeing para desenvolverem cápsulas espaciais. O veículo CST-100 Starliner da Boeing não deve ter um lançamento com tripulação até 2021.


Trump acompanhará lançamento pessoalmente

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o vice, Mike Pence, acompanharão o lançamento pessoalmente. Trump assistirá a decolagem de uma nave SpaceX com dois astronautas da Nasa, anunciou um porta-voz da Casa Branca no último sábado (23).

Em razão mudanças ocasionadas por conta da pandemia do novo coronavírus, o público foi convidado a acompanhar o lançamento pela transmissão ao vivo, no site da Nasa.


Fonte: G1

Comentários Facebook


Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2020 Folha do ES. Todos os direitos reservados.