O dono de um bar, de 42 anos, foi detido pela Guarda Municipal de Vila Velha, na noite desta sexta-feira (3), após se recusar a fechar o estabelecimento e desacatar as autoridades. Apesar do decreto estadual que proíbe o funcionamento do comércio como forma de evitar o avanço do novo coronavírus (Covid-19), o local estava cheio de clientes.

De acordo com a Polícia Civil, ele foi conduzido à Delegacia Regional de Vila Velha, autuado em flagrante por desacato, resistência e por infringir determinação do poder público. Ele já foi encaminhado para o Centro de Triagem de Viana.

O bar fica na Avenida Saturnino Rangel Mauro, em Coqueiral de Itaparica, Vila Velha. A equipe da Guarda Municipal fazia uma operação para garantir o cumprimento do decreto. O dono não acatou a ordem de fechamento, desacatou a equipe e ainda resistiu à prisão.

“Nós já tínhamos passado por seis bares e todos compreenderam. Nós estamos vivendo um estado de calamidade pública, não é permitido que as pessoas se aglomerem, as pessoas estão correndo risco de vida. Esse rapaz desrespeitou os guardas municipais, desacatou e aí tivemos que fazer a detenção”, explicou o secretário de Defesa Social, coronel Emmerich.

O bar já tinha sido notificado antes pela prefeitura. Mas, quando a Guarda voltou na noite desta sexta-feira - pela segunda vez- o local estava funcionando normalmente.

“Ele resistiu à detenção. Foi usada a força instrumental. Dei, pessoalmente, a voz de prisão, além das vezes que os guardas deram voz de prisão e ele não respeitou. Tivemos que usar a força para trazê-lo até a autoridade policial”, completou Emmerich. O homem foi levado para a Delegacia de Vila Velha.