Domingo tumultuado no plantão policial e judiciário da Bahia e do Espírito Santo. Dois inspetores penitenciários capixabas foram detidos em Nova Viçosa, na Bahia, com mais três elementos em um carro onde foram encontrados meio quilo de maconha, armas e 14 maços de cigarro sem nota fiscal, ou seja, de origem duvidosa.

Apesar da Polícia Militar da Bahia não ter informado o nome dos inspetores, a Secretaria de Estado da Justiça do Espírito Santo confirmou a ocorrência policial, porém também não expôs os envolvidos. No entanto a redação conseguiu, com exclusividade, o nome dos envolvidos e mais detalhes.

A inspetora ocupava o cargo efetivo de inspetor penitenciário desde 2016. Em sua ficha, de acordo com o portal da transparência, constam 33 ausências e 128 dias de licença. Junto dela estava o Diretor Adjunto do CDP (Centro de Detenção Provisória) de Cachoeiro de Itapemirim, que gozava de absurdos 500 dias de licença e 83 ausências, ainda segundo portal da transparência.

Segundo a 89ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Mucuri), o carro foi parado em uma abordagem após uma denúncia anônima que indicava as características do veículo com a placa de Marataízes.

Os detidos foram conduzidos, junto com o material apreendido, para a Delegacia de Polícia Civil de Teixeira de Freitas, onde se encontram à disposição da autoridade policial e do Poder Judiciário.

Segundo o Secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Espírito Santo, Coronel Alexandre Ramalho, confirmou a participação do Diretor Adjunto do CDP de Cachoeiro de Itapemirim e garantiu que o mesmo será exonerado.

Em nota, a SEJUS informou que “tomou conhecimento do fato e já abriu procedimento investigatório sobre o caso. Os servidores responderão administrativamente pelas condutas praticadas.”