O relator da CPI, Renan Calheiros (MDB-AL), afirmou há pouco que o vazamento de trechos do seu parecer ao longo do final de semana foi “positivo” pois incentivou o debate entre os integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito.

 

“O relatório só será parecer quando aprovado pela Comissão Parlamentar de Inquérito. Antes dessa aprovação, é o ponto de vista do relator. Mas é o meu ponto de vista. Eu vou defendê-lo a partir de tudo que se investigou. Eu lamentei o vazamento, mas acho até que foi bom porque publicamente vai ensejar esse debate. E as pessoas vão ver quem defende o quê. Isso é muito importante nessa altura do campeonato”, disse Renan (foto).

Mais cedo, Renan já havia minimizado o vazamento de seu parecer em entrevista à CNN Brasil:

“Essa coisa de vazar, se vazou, por que vazou… Não dá para discutir isso no século 21. Um relatório que estava pronto há dois meses em alguns aspectos, como eu disse e repito. Teria que vazar mesmo.”

Ao longo do final de semana, trechos do parecer vazaram para a imprensa. A situação incomodou os integrantes do G7, já que Renan havia feito um acordo para apresentar o texto antes aos parlamentares da comissão.