O governador Renato Casagrande (PSB) confiou desde 2019 a Chefia da Polícia Civil ao delegado José Darcy Santos Arruda não pela sua qualidade funcional e sim pelos serviços não republicanos que tem estômago para ofertar a pedido do Chefe do Executivo. Por uma simples instrução de serviço, o "capanga" instituiu uma sala de grampo para espionar opositores do PSB com acobertamento de linguagem disfarçada de técnica.

Há meses ele vem tramando com autorização de seus superiores essa "sala de espionagem" de última geração e em ato falho grifa que "não se trata de uma organização criada dentro de outra organização. Ora, não se enfatiza aquilo que não se pode fazer. Linguagem inversa para enganar os leigos.

Autoridades do Espírito Santo, de deputados, juízes, desembargadores a cidadãos comuns, opositores, não estarão mais seguros, ainda mais com a vigilância sem controle de um delegado acostumado a espreitar desafetos. Para ser claro: análise telemática significa "grampo" e, neste caso, sem necessitar de autorização judicial. 

O Chefe do Departamento da Polícia Civil, agora, está instrumentalizado e autorizado a agir clandestinamente contra os adversários. Essa linha conduz a crime de responsabilidade do governador e merece uma CPI para apurar essa instrução e revogá-la sob pena de que ninguém mais estará seguro aos olhos do Estado policialesco no mesmo nível do bandido comum.

Em paralelo, as forças policiais pedem socorro. Recentemente, lançaram manifesto contra o descaso do Governo do PSB no combate à corrupção; sucateamento das condições de trabalho; correção salarial; aumento do efetivo. A criminalidade aumenta a cada ano com o Estado Ausente. O Presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso, vem denunciando essas mazelas.

Arruda pode fazer dossiês e começar a grampear oposição política. Este Centro de Inteligência e Análise Telemática deveria ser criado por Lei Complementar a ser apreciada pela Assembleia Legislativa, jamais por ato próprio do Chefe de Polícia. É grave e caracteriza  até possível crime de responsabilidade do Governo Casagrande, como enfatizado.

CLIQUE AQUI E LEIA A INSTRUÇÃO DO PRÓPRIO DELEGADO PARA ELE MESMO AGIR NA SUA  "SALA DE INTELEGIÊNCIA"

Maioria da classe policial está perplexa com as ações obscuras do Chefe de Polícia.