A eleição de Castelo-ES, cidade do Sul do Espírito Santo, que acontecerá dia 27, domingo, apresenta um cenário com apenas dois candidatos em condições de vencer o pleito: Domingos Fracoli (PSDB), atual prefeito interino, com 41,50%; e João Paulo Neli (PTB), com 29,50%.

Os demais candidatos não oferecem competitividade. Ficam dentro da margem de erro de 4,87% da amostragem, com confiabilidade de 95%. Tenente Sousa (Patriotas), 4,25%; Janete Valani (PT), 2,75%; e Márcio Lemos (PHS), 1,25%. Indecisos 10,25% e Brancos e Nulos, 10%..

A eleição suplementar decorre da cassação em agosto do prefeito Luiz Carlos Piassi (MDB) e de seu vice Pedro Nunes de Almeida (PSDB). A influência positiva do ex-prefeito Piassi é notória em favor do primeiro colocado.

Quando se leva em conta somente os votos válidos, a vantagem do tucano fica mais ampliada. A FOLHA DO ES, com exclusividade, mostra todos os quadros possíveis acentuados pelo Instituto LEIA.

A vantagem maior de Domingos Fracaroli se encontra no interior, enquanto na sede João Paulo Nali encosta mais no seu principal concorrente. Dependendo das estratégias até o dia da eleição suplementar os índices podem ser ampliados ou encurtados. 

CENÁRIO DE REJEIÇÃO

 

 

CENÁRIO SOMENTE COM OS VOTOS VÁLIDOS - SEM INDECISOS E BRANCOS E NULOS


Metodologia de pesquisa:


Pesquisa quantitativa não probabilística com determinação de cotas de sexo, idade e região de pesquisa junto a uma amostra representativa de eleitores do município de Castelo - ES.

Plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado; intervalo de confiança e margem de erro:
A amostra foi calculada usando um nível de confiança de 95%, margem de erro de 4,87%, e número total de eleitores 28.377. Sendo assim a amostra foi composta de 400 eleitores pesquisados. A estratificação é feita com base na proporção dos segmentos sexo e faixa etária e terão os seguintes tamanhos: Sexo 48,75 (masculino) 51,25%(feminino); Faixa Etária: 16 a 24 anos 11%, 25 a 34 anos 20%, 35 a 44 anos 20%, 45 a 59 anos 26,25%, 60 anos ou mais 22,75%. Localidades abrangidas pela pesquisa: Sede Castelo, Estrela do Norte, Limoeiro, Monte Pio, e Patrimônio do Ouro.


Sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo:
Após os trabalhos de campo, serão selecionados 20% dos questionários aplicados individualmente pelos entrevistadores, para verificação das respostas e adequação dos entrevistados aos parâmetros amostrais.