O Instituto LEIA realizou pesquisa ontem (07) em Marataízes, ouvindo 400 pessoas, com 4,87% de margem de erro, 95% de confiabilidade, e constatou na menção espontânea (sem apresentar os nomes dos possíveis pré-candidatos) empate técnico entre a deputada federal Norma Ayub (DEM) e o prefeito da cidade, Tininho (PDT) em 25,25% e 22,50%, respectivamente.

O ex-prefeito Toninho Bitencourt (Podemos) aparece com 10,75%.  Abaixo de dois dígitos percentuais estão o empresário Marcos Vivacqua (PTB), com 2,25% e o ex-deputado estadual Rudinho (PROS), com 0,50%. Os entrevistados que responderam outros nomes não chegam a 4,25%. A soma dos indecisos e brancos e nulos é considerável: 34,50%

A próxima rodada de resultados de Marataízes vai revelar a intenção de votos no cenário estimulado, quando o entrevistador apresenta a cartela com os nomes dos possíveis pré-candidatos a prefeitos de Marataízes.

 

 


METODOLOGIA

Pesquisa quantitativa não probabilística com determinação de cotas de sexo, idade e região de pesquisa junto a uma amostra representativa de eleitores do município de Marataízes - ES.


Plano amostral e ponderação quanto a sexo , idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado;  intervalo de confiança e margem de erro:


A amostra foi calculada usando um nível de confiança de 95% , margem de erro de 4,87%, e número total  de eleitores 28.718. Sendo assim, a pesquisa ouviu 400 eleitores.


A estratificação é feita com base na proporção dos segmentos sexo e faixa etária e terão os seguintes tamanhos: Sexo: 47% (masculino)  e 53%(feminino); Faixa Etária: 16 a 24 anos ; 25 a 34 anos; 35 a 44 anos; 45 a 59 anos; e 60 anos ou mais.

Localidades  de Marataízes abrangidas pela pesquisa: Acapulco, Barra Bacia, Barra Nova, Barra Velha, Boa Vista, Brejo dos Patos, Canaã, Centro, Cidade Nova, Jacarandá, Lagoa Dantas, Lagoa do Siri, Lagoa Funda, Pontal, Praia dos Cações, Santa Rita, Santa Tereza e Timbó.