A Justiça Eleitoral determinou neste sábado (28), que o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, seja imediatamente impedido de enviar mensagens de WhatsApp com cunho eleitoral para servidores. As mensagens foram disparadas do seu próprio aparelho, pedindo votos para o candidato petista João Coser.

Os envios podem configurar o crime de abuso de poder político, estando diretamente relacionado à liberdade do voto. Sendo que secretário valeu-se de sua posição hierárquica agindo de modo a influenciar a decisão eleitoral dos servidores.

Em troca de mensagens, Nésio teria admitido que, coletou os números de celulares dos servidores no Recursos Humanos da própria Secretaria Estadual de Saúde (SESA). Utilizando irregularmente de informações sigilosas e da máquina pública em prol de seu candidato.

De acordo com a decisão do Juiz Eleitoral, José Altafim, há provas robustas que Nésio, se prevaleceu do cargo para cooptar servidores em benefício do candidato. O magistrado destacou também que por ter o pedido expresso de votos, há um agravo na conduta praticada. Foi estipulada uma multa de R$ 10 mil, para cada mensagem enviada em caso de descumprimento.

O WhatsApp foi notificado e deverá informar a lista completa de contatos enviados pelo secretário.