Folha do ES
Seg, 14 de Jun
Gif Folha do ES

Home   Política     ELEIÇÕES 2022


Manato cresce como alternativa anti-Casagrande para 2022

Manato cresce como alternativa anti-Casagrande para 2022

As redes sociais do ex-deputado estão bombando e impressionam pelo alto engajamento espontâneo.

  Por Jackson Rangel Vieira

  21.março.2021 às 21:24Atualizado em 21.março.2021 às 21:31

O ex-deputado Carlos Manato é um dos maiores aliados nacionais do Presidente Bolsonaro e está atraindo muita energia do movimento anti-Casagrande.

Esse público não se limita a bolsonaristas, abrangendo estratos variados da sociedade, independente de posições políticas e coloração partidária.

Esse processo está permitindo que Manato faça uma reinvenção e rejuvenescimento de sua imagem pública. Mesmo tendo sido deputado federal por cinco mandatos, ele conseguiu não ser rotulado político tradicional. Driblou, com isso, a onda de negação do "não vote em quem é político".

Isso se deve, em um primeiro momento, ao eleitorado bolsonarista. Hoje é mérito inegável de Manato, que se consolidou como representante desse público e ainda ampliou essa fronteira.

É nesse contexto que seu nome se torna competitivo para o cargo de Governador nas eleições de 2022. Ele já deu trabalho em 2018 e literalmente perdeu ganhando: foram quase 600 mil votos. A disputa dele contra Casagrande quase foi ao 2º turno.

Ele já está maior do que uma cadeira de deputado e vai ter que saber administrar esse patrimônio eleitoral. Manato também foi um hábil articulador ao eleger sua esposa, a médica Soraya Manato, deputada federal. Mostrou senso de oportunidade ao colocá-la na crista da onda bolsonarista.

Soraya tem vida própria, personalidade e exerce um bom mandato, mas ela é um quadro público produzido por Manato, isso é inegável.

A reinvenção e rejuvenescimento da imagem pública de Manato é perceptível quando se analisa suas redes sociais. A FOLHA acompanhou alguns posts do ex-deputado e verificou a alta mobilização espontânea. São milhares de curtidas, comentários e compartilhamentos na página do ex-deputado.

Não é fácil produzir esse nível de engajamento nas redes sociais. É muito superior, inclusive, à do próprio Governador Renato Casagrande, que tem a máquina pública estadual operando sua imagem pessoal através de cargos comissionados e financiamento de milícias digitais com dinheiro público.

A eleição de 2022 promete, com a participação de um Manato reinventado, com suas redes sociais bombando e experiência de já ter vivenciado a disputa para o cargo de governador.


Fonte: Folha do ES

Comentários Facebook


Enquete


Você é contra ou a favor da volta às aulas presenciais neste momento?

  Votar   Ver resultado

Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2021 Folha do ES. Todos os direitos reservados.