Em vídeo postado na noite dessa quinta-feira (22) no canal do Portal GGN no Youtube, o jornalista Luis Nassif alerta para o “tiro n'água” que é o apoio da XP Investimentos à escalada de Luciano Huck e Paulo Hartung (sem partido) para disputar a Presidência da República num cenário próximo de “implosão” de Jair Bolsonaro (PSL), em função de suas “maluquices e destemperos”, exacerbados desde que vestiu a faixa presidencial.

 

Chamando o ex-governador do Espírito Santo de “pajem” e “orientador” do apresentador global, Luis Nassif sugere que a XP e o Itaú levantem mais informações sobre o histórico de Paulo Hartung. “Conversa com Fernando Henrique Cardoso. Conversa com o pessoal do Espírito Santo pra mostrar o que era o estilo Paulo Hartung, d'uma violência!”, alerta.

 

Criticando a postura da Rede Globo e sua Globo News de “levantar a bola” de Hartung “como se fosse um gestor moderno”, o jornalista é taxativo: “É um coronel da pior espécie”, desabona.

 

“Vai lá no Espírito Santo e converse com Luiz Paulo Vellozo Lucas, Zé Inácio, que foi governador do Espírito Santo, converse com os antigos aliados do Paulo Hartung, com Fernando Henrique, que pertencia ao mesmo partido do Paulo Hartung. Quem é o Paulo Hartung”, aconselha.

 

A menção ao ex-governador capixaba se dá num contexto de especulação sobre as possibilidades de substituição a Bolsonaro no Palácio da Alvorada. Substituição essa que já está em curso, entende o jornalista, e que tem o atual recolhimento enigmático do vice, General Hamilton Mourão (PRTB), como um dos tantos claros sinais da derrocada em curso de Jair Messias, a quem classifica como binário.

 

“De um tempo pra cá ele [Mourão] está recolhido. Seguramente ele está se preservando, aguardando o momento de substituir o Bolsonaro”, afirma Nassif. Com suas atuais trapalhadas em relação à Amazônia, Bolsonaro teria “atravessado o Rubicão”, sendo uma questão de tempo – não se sabe ainda quanto tempo – a sua saída.

 

“Mourão certamente está aguardando percebendo que o Bolsonaro vai sozinho pro precipício ou morro, né, porque tem essa questão das milícias”. “Bolsonaro vai implodir sozinho”, prevê. Mourão, porém, tem se mostrado tão despreparado quanto o seu presidente.

 

“Não tem jeito de dar certo!”, diagnostica Nassif no vídeo, onde também traça crítica ácida à condução de Paulo Guedes no Ministério da Economia, a quem acusa de somente promover “factoides, sem uma estratégia de recuperação do país” e de ser apoiado por uma “economia clandestina”.