O Instituto de Pesquisa LEIA conheceu no dia 09, quinta-feira, a avaliação dos governos estadual e federal da população de Vitória-ES. O governador Renato Casagrande (PSB), com 25, 26% de aprovação, ficou em desvantagem em relação ao Presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) que obteve avaliação positiva de 50,50%. Foram ouvidas 404 pessoas. Margem de erro de 4,89% e confiabilidade de 95%.

O governo Casagrande, aferiu a pesquisa, foi reprovado por 49,26% dos entrevistados, enquanto 25,00% não souberam responder. Já o presidente Bolsonaro tem 30,20% de desaprovação do seu governo e 19,31% ficou optou pelo não sabe como se posicionar. Em síntese, O presidente, hoje, tem o dobro da aprovação comparada ao governo socialista.

A diferença, com grande desvantagem para o Chefe do Executivo Estadual pode ter correlação com o seu comportamento ideológico e partidário no combate à pandemia em confronto recorrente com o Presidente da República. Observa-se alinhamento simétrico entre a reprovação de Casagrande com aprovação de Bolsonaro.

Mesmo na linha partidária socialista, pertencendo aos quadros do Cidadania, o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, teve seu governo na mesma amostragem super bem avaliado com 73,76% de aprovação. A diferença é que Luciano Rezende, analisa-se, concentrou-se numa pauta sobre as necessidades da cidade e não entrou em questões ideológicas e partidárias em conflito com o Governo Federal.

 

* Aos leigos: Pesquisa de Opinião sobre avaliação de Governos ou de outros temas não é pesquisa de intenção de votos sobre eleições que avalia pré-candidatos ou candidatos.