Em jogo bruto de membros da cúpula nacional do MDB, a senadora Rose de Freitas venceu a queda de braço com o ex-deputado federal, Lelo Coimbra. Na mesma semana que o deputado estadual José Esmeraldo e o ex-deputado federal Marcelino Fraga foram expulsos por unanimidade pela Nacional da Sigla, Rose foi anunciada para o comando do partido no Espírito Santo,

Rose de Freitas cumpre um papel no reingresso recente ao partido em que já foi filiada e depois migrou para o Podemos. Garantir sua reeleição, missão difícil, e tranquilizar o governador Renato Casagrande (PSB) que vem há mais de dois anos tomar o partido por meios não republicanos. Esse grupo, espera colocar o pé na porta para impedir a entrada do ex-governador Paulo Hartung (sem partido).

Lelo Coimbra, por sua vez, permanece na Executiva Provisória e com assento no comando nacional. A construção desse desvio de caminho do MDB no Espírito Santo foi formatado pelo presidente Nacional, deputado federal Baleia Rossi; e pelo presidente de Honra, ex-presidente da República, Michel Temer, atendendo apelos do núcleo de influência da Rose de Freitas no MDB do Senado Federal.

Em síntese, o governador Renato Casagrande sai como vencedor no jogo de xadrez eleitoral, envolvendo partido para 2022.