Em Cachoeiro de Itapemirim, cerca de 17 mil pessoas receberão testes rápidos para o novo coronavírus. O início do trabalho está previsto para o dia 10 de maio, sendo executado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a partir de uma estratégia elaborada junto à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e ao Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo (COSEMS/ES).

Ação faz parte do Inquérito Sorológico, uma pesquisa em quatro etapas da Sesa, que consiste em testar uma amostra da população que seja representante do todo e, com isso, fazer uma projeção estatística do grau de propagação do vírus no estado. Ao todo, 27 municípios capixabas foram selecionados para a pesquisa.

Se algum dos testes der positivo, o paciente receberá acompanhamento e orientações sobre isolamento social. As pessoas de seu convívio mais próximo também serão testadas. Além dos testes, os participantes responderão a um questionário com informações básicas sobre a doença.

A seleção de pessoas contemplará os mais de 300 pacientes com sintomas gripais já acompanhados pela Semus e outros moradores escolhidos, aleatoriamente, em bairros e distritos a serem definidos. Para realizar esse trabalho, haverá dez equipes da Semus, totalizando 30 profissionais de saúde

“A Sesa enviará os materiais para Cachoeiro e o treinamento das equipes começará nos próximos dias. A pesquisa se dará em quatro etapas, não serão testadas 17 mil pessoas de uma vez. Ao final, certamente, teremos um retrato muito mais claro da covid-19 no município”, destaca a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

Barreira sanitária

No sul do Espírito Santo, o governo estadual preconiza a realização de barreiras sanitárias nos municípios, sobretudo, em locais de divisa com outros estados, como Rio de Janeiro. Cachoeiro, porém, tem a particularidade de ter hospitais de referência (Santa Casa, Hospital Evangélico e Hospital Infantil), o que torna inviável impedir as pessoas de entrarem na cidade.

Ainda assim, a Prefeitura de Cachoeiro deverá realizar, a partir de 20 de maio, barreiras sanitárias em dez locais dentro do município, nas quais haverá medição de temperatura de condutores para averiguar se apresentam febre – um dos sintomas do novo coronavírus – e distribuição de materiais educativos. O município se organiza na aquisição dos termômetros necessários para a ação.