No mesmo dia em que teve o maior número de casos confirmados de Covid-19 no período de 24 horas, Cachoeiro de Itapemirim, registrou movimentação intensa de pessoas nas ruas do Centro. Foram 47 casos a mais que no dia anterior.

Apesar disso, nas calçadas, pedestres precisavam desviar uns dos outros. “Tem que tentar desviar. Não tem outro jeito, porque está bem cheio”, disse uma moradora. Havia aglomerações também em pontos de ônibus e lojas.

A movimentação ilustrou o preocupante índice de isolamento social no município, que é, em média, de 43,29%.

Na última semana, a cidade passou de risco baixo para moderado em relação ao contágio pelo novo coronavírus. Isso fez com que houvesse um endurecimento nas regras de funcionamento do comércio. A medida deveria colaborar com o isolamento social, mas não foi o que aconteceu.

O prefeito Victor Coelho (PSB) lamentou a situação e reforçou que o isolamento é a única arma contra o avanço coronavírus até o momento.

“A população parece que está em estado de normalidade. Nós não estamos. Hoje, o único remédio, solução e vacina que temos chama-se isolamento social. A ocupação de leitos de UTI na nossa Santa Casa já passou dos 90%. Se precisar usar um leito, não vai ter. A gente volta a afirmar: não vamos passar com tanta facilidade dessa pandemia se a população não fizer sua parte”, disse.

Ainda de acordo com o prefeito, só a colaboração da população pode evitar a adoção de um bloqueio total do comércio na cidade.

“Já temos a recomendação do MPF pedindo ‘lockdown’. Não é isso que a gente quer, mas volto a afirmar: depende de cada cidadão cachoeirense”, enfatizou.