Folha do ES
Sex, 7 de Ago
30 anos da FOLHA DO ES

Home   Saúde     Espírito Santo


Doação de órgãos que aconteceu em Cachoeiro, salvou a vida de quatro pessoas

Doação de órgãos que aconteceu em Cachoeiro, salvou a vida de quatro pessoas

Duas pessoas são capixabas, e outros dois que receberam o transplante são de MG

  Por João Machado

  14.julho.2020 às 09:09Atualizado em 14.julho.2020 às 09:29

Neste domingo (12), uma doação de órgãos que aconteceu em Cachoeiro de Itapemirim, mudou a vida de quatro pessoas que aguardavam por um transplante. O coração e o fígado foram destinados a dois capixabas e os dois rins encaminhados a receptores em Minas Gerais.

Segundo a coordenadora da Central Estadual de Transplantes do Espírito Santo (CET-ES), Maria Machado, o último transplante de coração realizado no Estado aconteceu em 24 de fevereiro e o de fígado no dia 08 de abril.

“Desde fevereiro não tínhamos realizado um transplante de coração. Agradecemos aos familiares desse doador, por se mostraram sensíveis e solidários, possibilitando o recomeço para muitas outras famílias”, explicou Maria Machado.

Ainda segundo dados do CET-ES, de janeiro a junho de 2020, foram realizados 126 transplantes no Espírito Santo, enquanto no mesmo período do ano anterior, o Estado registrou 246 transplantes. Um dos motivos dessa queda na realização dos transplantes, segundo a coordenadora, foi o aumento da recusa familiar no período da pandemia.

“A pandemia impactou a decisão familiar, porque a doação de órgãos é uma decisão delicada para essas famílias”, disse.

Fila de espera no Espírito Santo

Nesta segunda-feira (13), o Espírito Santo conta com 1.336 pacientes aguardando por um órgão, sedo 1.010 para rins, 32 para fígado, 288 de córnea e 06 de coração.


Fonte: Governo do ES

Comentários Facebook


Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2020 Folha do ES. Todos os direitos reservados.