Depois de algumas semanas em queda, principalmente na Grande Vitória, a taxa de velocidade de transmissão (RT) da covid-19 no Espírito Santo teve leve alta. Agora, a transmissão no interior está em 0,65, abaixo da região metropolitana, que está em 0.89. Mesmo com a leve alta, o índice estar abaixo de 1 ainda significa que a doença está em queda em todo o estado.

Segundo o pesquisador e professor do Departamento de Matemática da Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo) Etereldes Gonçalves Júnior, a taxa ainda abaixo de 1 mostra que a doença está caindo, a velocidade de descida está mais lenta do que antes. Ele explicou que o platô da curva de contaminação ocorreu no início de setembro, mesmo período em que as grandes cidades do estado, como Vitória e Serra entraram para o risco baixo e muitas atividades puderam ser tomadas.

“A redução da velocidade da queda me parece reflexo do feriado, a gente consegue perceber isso na curva de contaminação quando olha o painel covid. No gráfico de casos diários a descida começou a ficar mais lenta. Outra coisa importante: um aumento de casos da doença de fato só sobe depois de cinco ou seis semanas com taxa bem acima de um”, detalhou.

O professor explicou também que o aumento da contaminação não necessariamente se reflete na curva de óbitos. “Por enquanto ela não sofreu impacto, porque quando pessoas mais jovens estão sendo contaminadas, isso interfere na curva de casos, mas não na de óbitos. A gente fez uma previsão que no final de outubro teremos menos de um óbito por dia.  Mas se a curva aumentar a gente estende a previsão. Hoje, a tendência ainda é de queda”, detalha.