Folha do ES
Dom, 11 de Abr
Receitas

Home   Saúde     Espírito Santo


Novo mapa entra em vigor neste sábado com 3 cidades em risco alto

Novo mapa entra em vigor neste sábado com 3 cidades em risco alto

Nas cidades em risco moderado, bares e restaurantes poderão funcionar de segunda a sábado até as 22h. Aos domingos, até as 16h. Não houve mudanças no horário do comércio. Eventos sociais e corporativos estão limitados a 300 pessoas.

  Por Kimberlly Soares

  13.fevereiro.2021 às 08:44

O governador Renato Casagrande divulgou na tarde desta sexta-feira (12) o novo Mapa de Gestão de Risco da Covid-19, que excepcionalmente por causa do Carnaval começará a valer neste sábado (13). Três cidades estão classificadas na zona vermelha para transmissão do novo coronavírus: Venda Nova do Imigrante, Montanha e Águia Branca.

Dos 78 municípios capixabas, 38 estão classificados em risco baixo e 37 estão em risco moderado.

Basicamente, onde o risco é alto, o comércio deverá abrir de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. Já os bares ficam proibidos de abrir. Restaurantes poderão funcionar de segunda a sexta até as 18h. A prefeitura também deve adotar barreiras sanitárias. Eventos sociais estão suspensos.

Alerta no Carnaval

Casagrande fez um alerta sobre a necessidade de manter os cuidados com a saúde durante o Carnaval.

“Amanhã (13) começa um período de Carnaval, um Carnaval diferente. Precisamos ter juízo! Nós conseguimos reduzir o índice de transmissão no Espírito Santo nestas últimas semanas, é preciso continuar para reduzir os óbitos e a demanda de leitos. Se você vai estar de folga, procure ficar em um ambiente afastado, use máscara e tome todos os cuidados necessários. Quem for passear, quem estiver chegando, estamos pedindo para que vocês tenham toda a disciplina para continuarmos mantendo a redução da transmissão do vírus no Espírito Santo”, disse Casagrande.

Sobre a vacinação contra a Covid-19, o governador disse que a prioridade será para os idosos do grupo de risco.

“A prioridade nossa já anunciada pelo secretário Nésio Fernandes (Saúde), mas reafirmada agora, é de que os novos lotes de vacina sejam destinados às pessoas de mais idade, do grupo de risco. Vai depender da quantidade de vacinas para definir se vai ser acima de 80 ou 85 anos”, disse Casagrande.

O governador anunciou ainda a decisão de reservar 45 leitos de UTI do Espírito Santo para atender pacientes de outros estados.

Casagrande e outros governadores tiveram nesta sexta (12) uma reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, na qual pediram que o Legislativo reforce o orçamento destinado ao Ministério da Saúde e que cobre um cronograma mais claro para a vacinação de toda a população.

O Fórum dos Governadores pleiteia uma nova reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para tratar deste cronograma.

Classificação dos municípios

Risco alto (vermelho)

Águia Branca, Montanha e Venda Nova do Imigrante.

Risco moderado (amarelo)

Afonso Cláudio, Anchieta, Aracruz, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Divino de São Lourenço, Ecoporanga, Fundão, Governador Lindenberg, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Iconha, Irupi, Iúna, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Linhares, Marataízes, Marechal Floriano, Marilândia, Mimoso do Sul, Mucurici, Nova Venécia, Piúma, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Bananal, São Mateus, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.

Risco baixo (verde)

Água Doce do Norte, Alegre, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Apiacá, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Ibitirama, Itaguaçu, Itapemirim, Itarana, Jaguaré, Laranja da Terra, Mantenópolis, Muniz Freire, Muqui, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Roque do Canaã, Viana e Vila Pavão.


Fonte: Dia a dia es

Comentários Facebook


Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2021 Folha do ES. Todos os direitos reservados.