Mais de 260 mil foram infectados e mais de 11 mil morreram por causa do novo coronavírus, o Sars-Cov-2, em todo o mundo, de acordo com a universidade americana Johns Hopkins. No Brasil, já são 801 casos e 11 mortes (nove só em São Paulo). A OMS alertou, nesta sexta-feira (20), que os mais jovens não têm sido poupados pela Covid-19.

"Uma das coisas que estamos aprendendo é que, embora os idosos sejam os mais atingidos, os mais jovens não são poupados", disse diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

 

As secretarias estaduais de Saúde do Brasil divulgaram, até 17h10 desta sexta-feira (20), 801 casos confirmados de novo coronavírus (Sars-Cov-2) em 23 estados e no Distrito Federal. São 11 mortes no Brasil, duas no Rio de Janeiro e chegou a nove em São Paulo, onde o Ministério da Saúde registrou apenas quatro mortes.

O Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse nesta sexta-feira que os casos 'vão disparar' em abril e que a crise deve durar até cinco meses.

"A gente deve entrar em abril e iniciar a subida rápida [de infecções]. Essa subida rápida vai durar o mês de abril, o mês de maio e o mês de junho, quando ela vai começar a ter uma tendência de desaceleração de subida", afirmou Mandetta.

Segundo um estudo realizado num observatório com cientistas de diversos países, o número de infectados no Brasil cresce como crescia no início da crise causada pelo novo coronavírus na Itália. Casos podem passar de 3 mil já na terça-feira.

Nos Estados Unidos, 44 milhões de moradores da Califórnia foram orientados a não deixar suas casas para evitar a propagação do vírus. É o primeiro estado com iniciativa desse tipo em território americano. No país inteiro, mais de 14 mil foram infectados, ainda segundo a universidade.

 

O país suspendeu a emissão de vistos em todo o mundo. E o governo está mudando seu dia de declaração de impostos de 15 de abril para 15 de julho, de acordo com o secretário do Tesouro, Steve Mnuchin. O tempo adicional será para registrar e fazer pagamentos sem juros e multas.

De acordo com o Ministro de Relações Exteriores do México, Marcelo Ebrard, a fronteira com os EUA foi parcialmente fechada. O pedido é para que as pessoas com viagens de turismo adiem suas visitas, limitando o trânsito apenas para quem precisa trabalhar.

Um membro do gabinete do vice-presidente dos EUA, Mike Pence, teve resultado positivo para seu teste de coronavírus nesta sexta-feira (20). Mas, de acordo com um comunicado da secretária de imprensa de Pence, Katie Miller, nem Pence e nem o presidente Donald Trump tiveram contato próximo com o indivíduo.