A mensagem racista enviada a uma pastelaria em Campo Bom, no Rio Grande do Sul, foi forjada pelo próprio dono do estabelecimento. Essa foi a conclusão da Polícia Civil do Estado, divulgada nesta sexta-feira (17). Agora, o empresário poderá ser denunciado por falsa comunicação de crime.

Na quarta-feira (15), viralizou nas redes sociais a imagem de um pedido enviado à pastelaria, em que uma suposta cliente teria dito: "última vez veio um motoboy negro, peço a gentileza que mande um branco, não gosto de pessoas assim tocando a minha comida". O caso provocou intensa revolta entre os internautas.

O delegado responsável pela investigação do caso, Rodrigo Câmara, explicou à imprensa que foi realizado um cruzamento de dados, que permitiu a verificação da autoria da mensagem. De acordo com o delegado, quando confrontado pelos policiais com as informações técnicas, o empresário afirmou que gostaria de se retratar e confessou ter encaminhado o pedido com a observação de cunho racista.

Vale lembrar que, assim que foi acionada pela pastelaria, a polícia verificou que o nome que assinava o pedido não correspondia a nenhum morador do prédio indicado para a entrega. O porteiro informou, inclusive, que o número do apartamento não existia.