Equipes da Superintendência de Ações Estratégicas e Operacionais (SIAE) realizaram a operação “Aproximação”, na noite da última quinta-feira (23), no município de Cariacica. A ação envolveu abordagens a coletivos, com o objetivo de prevenir e coibir crimes patrimoniais contra usuários de transporte público, além de promover uma interação humanizada com a população.

A operação teve início às 18 horas e foi encerrada às 2 horas, com a participação de 11 policiais civis. Ao todo, foram abordados 12 coletivos que circulavam pela Avenida Expedito Garcia e pela Rodovia Leste-Oeste, no município de Cariacica.

Durante a operação, os policiais civis explicaram o motivo da abordagem e os motivos que podem levar à necessidade de uma revista pessoal, além de questionarem se havia algum passageiro que estivesse se sentindo ameaçado, e detalhou como ocorre a maioria dos furtos nos ônibus. Também fizeram a distribuição de cartões relativos ao Disque-Denúncia 181, entre outras orientações.

A Operação “Aproximação” foi planejada com base em estudos sobre a frequência de crimes patrimoniais, especialmente furtos e roubos a usuários de transporte coletivo. O levantamento também indica que o período da noite tem maior incidência desses crimes, que é quando os cidadãos estão se deslocando do trabalho para casa.

Durante o planejamento da operação, foi observado que os ônibus circulavam com poucos passageiros a partir das 19 horas, e a maioria dos passageiros era composta por mulheres, o que poderia favorecer a ação de criminosos