A Polícia e a Receita Federal apreenderam 405 quilos de cocaína em uma embarcação que estava atracada no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, e que tinha como destino a Argentina. Um tripulante filipino foi preso por tráfico internacional de drogas.

Os entorpecentes só foram encontrados após uma atitude suspeita ter sido registrada por câmeras de segurança e mobilizado os agentes federais. O sistema de monitoramento flagrou o momento em que uma bolsa com whisky era puxada para dentro da embarcação, na noite de domingo (10).

A PF analisou as imagens e identificou um tripulante a bordo do navio no momento em que a bolsa era puxada. Diante da situação, os policiais foram à embarcação e confirmaram que a mala estava recheada de garrafas de whisky.

Apesar de não ter nada irregular na bagagem, os agentes começaram uma inspeção no navio e, segundo a PF, o tripulante contou aos policiais que participava de um esquema de envio de drogas a outros países.

O navio em questão transportava caminhões. O suspeito indicou aos agentes dois veículos com tabletes de cocaína escondidos no interior. Além disso, foram apreendidos dólares com o tripulante.

De acordo com a Receita Federal, o navio seguiria pela rota Sul (sentido América do Sul) para então retornar pela rota Norte (sentido Europa).

O tripulante foi preso em flagrante e a droga foi apreendida pela PF, que realizou a perícia no local dos fatos com objetivo de conduzir a investigação do inquérito policial.