O presidente Lula condecorou governadores e parlamentares bolsonaristas com a chamada “Ordem do Mérito Naval”, comenda criada para homenagear militares e civis que tenham prestado “serviços relevantes” à Marinha brasileira.

Em decreto assinado por Lula e publicado nesta sexta-feira (26/4), no Diário Oficial da União, foram agraciados os governadores de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), e de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL). Ambos são apoiadores declarados de Jair Bolsonaro.

Na mesma lista, estão ainda nomes como a deputada federal bolsonarista Caroline de Toni (PL-SC), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, e o governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB).

Lula também condecora aliados

Todos eles foram condecorados no grau de Grão-Mestre, o mesmo concedido por Lula a ministros civis de seu governo, como Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), e integrantes do Judiciário, como o agora ministro do STF Flávio Dino.

Na mesma lista, foram agraciados ainda governadores de esquerda, como Carlos Brandão (PSB), do Maranhão, e João Azevedo (PSB), da Paraíba, além do senador Carlos Viana (Podemos-MG), líder da bancada evangélica no Senado.