Com uma câmera em mãos desde os 14 anos, Mônica Ziviani, hoje com, 23 anos, não imaginava que sua paixão pela fotografia fosse apenas o começo de uma jornada extraordinária. Ela descobriu sua vocação pela terra, dedicando-se ao cultivo de café conilon e pimenta-do-reino ao lado do marido, com quem está casada desde os 21 anos. “A agricultura ensinou-me sobre ciclos, paciência e renovação, enquanto a fotografia sobre capturar a essência dos momentos. Ambos são fundamentais na forma como vejo o mundo”, reflete a jovem visionária, agora avançando pelos campos da política.

Mônica iniciou sua vida política em 2018, atuando como articulista e apoiadora de campanhas eleitorais de nível nacional em sua cidade, Vila Pavão. Em 2022, mudou sua posição na política, impulsionada pelos reflexos de seu trabalho, e disputou uma vaga na Assembleia Legislativa do Espírito Santo. Essa incursão inicial não passou despercebida. Com 2.527 votos, ela obteve apoio em 75 dos 78 municípios do estado, uma proeza que evidencia seu apelo junto aos eleitores, especialmente em sua região natal.

Hoje, como presidente do Partido Liberal — PL em Vila Pavão, ela está se preparando para um novo desafio: sua pré-candidatura à prefeitura do município. “Esta jornada até aqui tem sido incrivelmente gratificante e, agora, ao me preparar para a pré-candidatura à prefeitura de Vila Pavão, sinto um misto de responsabilidade e entusiasmo.

Durante a recepção de Mônica em Brasília, em um encontro organizado pelo senador Magno Malta, Valdemar da Costa Neto, presidente do PL, manifestou a ela que, caso fosse eleita, não apenas se estabeleceria como a prefeita mais jovem do Brasil, criando um novo precedente, mas também teria a oportunidade de inspirar uma nova geração de líderes políticos.

Atualmente cursando a faculdade de Gestão Pública, Ziviani enxerga na educação um meio de expandir seu impacto na comunidade. “Entender a gestão pública é essencial para quem deseja ingressar na vida pública. Trata-se de uma ferramenta que me capacita a sonhar e elaborar planos para um futuro mais promissor para todos”, afirma ela.

Mônica se destaca não só pelo seu papel na política local, mas também como assessora parlamentar do jovem deputado estadual Lucas Polese, que tem apenas 27 anos. Polese é um dos principais apoiadores de sua candidatura nas eleições deste ano. “Contar com o apoio de Lucas Polese é muito importante para mim; ele me inspira com sua dedicação ao serviço público e reforça minha convicção de que é possível seguir essa missão.”

A divulgação de sua pré-candidatura, que conta com o endosso de outras figuras proeminentes como Magno Malta, o ex-presidente Jair Bolsonaro e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, evidencia o crescente reconhecimento e as altas expectativas que cercam sua campanha. “Receber apoio de Magno, Jair e Michelle Bolsonaro é uma honra imensa e uma demonstração de confiança em minha visão política em defesa das causas conservadoras para Vila Pavão”, enfatiza.

Entre a fotografia, a agricultura e a política, Mônica constrói um legado de dedicação e esperança, mostrando que é possível conciliar paixões diversas com o serviço público. “Cada foto que tiro, cada semente que planto e cada voto que recebo são partes de um mesmo sonho: o de contribuir para uma sociedade mais justa e feliz”, conclui, determinada a seguir transformando visões em realidade.