Na próxima quinta-feira (2), a cidade de Ibatiba, localizada na região do Caparaó, dará posse a três novos vereadores: Geilson Dias Tomas (Cidadania), Fábio Ambrozio Nascimento Trindade (PSB) e Marcos Rodrigo Amorim Florindo (PMN). A decisão é fruto de uma determinação da Justiça Eleitoral, que cassou os mandatos dos então vereadores Fernando Vieira de Souza, Jorcy Miranda Sangi e Elias Cândido da Silveira, todos do Republicanos.

Os três parlamentares eleitos em 2020 foram denunciados por envolvimento em fraude à cota de gênero partidária, o que levou à anulação dos votos. Na última segunda-feira (29), o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), por meio do cartório da 10ª Zona Eleitoral, procedeu à recontagem dos votos.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o partido Republicanos não atendeu aos critérios mínimos de candidaturas femininas no último pleito municipal, configurando assim uma infração eleitoral.

A impugnação (nº 0600606-20.2020.6.08.0010) foi instaurada pelo ex-vereador Marcus Rodrigo Amorim Florindo, em conjunto com os diretórios municipais do Partido da Mobilização Nacional (PMN), Podemos e Partido Progressistas (PP) em Ibatiba. A decisão unânime do TSE pela anulação dos votos do partido foi proferida na semana passada.

Na ação, destaca-se o caso de uma candidata que desistiu da disputa poucos dias após a divulgação da lista de candidatos do Republicanos, ocorrida em 29 de outubro de 2020. Essa renúncia foi considerada como um desequilíbrio na representação feminina da chapa, conforme a denúncia.

A Câmara Municipal de Ibatiba emitiu uma nota oficial anunciando o afastamento dos vereadores cassados e convocou uma sessão extraordinária para esta terça-feira (30), às 18h, na qual será lida a decisão do TSE.