O partido Repúblicanos, através de seu diretório municipal em Cachoeiro de Itapemirim - ES, divulgou uma nota a imprensa, onde recomenda que os vereadores Osmar Francisco (Chupeta) e Ary Corrêa votem contra o empréstimo milionário que a administração Victor Coelho solicitou que a câmara municipal pretende colocar em votação. 

Segue abaixo a nota na integra:

Republicanos | Diretório Municipal 
Cachoeiro de Itapemirim/ES

Em uma demonstração de respeito à população e de compromisso com a responsabilidade fiscal e a transparência na gestão pública, o partido Republicanos de Cachoeiro de Itapemirim se posicionou de forma unânime contra o Projeto de Lei 005/2024, em trâmite na Câmara Municipal, que propõe a contratação de um empréstimo de 50 milhões de dólares (R$ 250 milhões) para o município.

Considerando diversos aspectos negativos para o futuro de Cachoeiro, o Republicanos publicou a Resolução 001/2024, em que orienta os vereadores Osmar Francisco (Chupeta) e Ary Corrêa a votarem contra o empréstimo. Antes da determinação partidária, ambos políticos já haviam sinalizado seu posicionamento contrário à aprovação.

Entre os pontos destacados para a reprovação do financiamento milionário, estão a ausência de realização de audiências públicas para debater os investimentos com a sociedade, o alto risco envolvido em contrair um empréstimo em moeda estrangeira sujeita a alta volatilidade e a ausência de evidência quanto à viabilidade econômica da operação para o município.

Além disso, o partido ressalta que a atual gestão não adotou medidas efetivas de redução de despesas públicas, o que torna ainda mais questionável a necessidade do empréstimo proposto pelo Executivo, principalmente, em ano eleitoral e a apenas oito meses do término do mandato do atual prefeito.

Diante disto, o Republicanos de Cachoeiro reitera seu compromisso com a transparência e a lisura quanto à fiscalização do dinheiro público.

Vera Lúcia Ribeiro
Presidente Municipal do Republicanos