O Mosteiro Zen Morro da Vargem, em Ibiraçu, no Norte do Estado, terá a terceira maior estátua de um Buda sentado do mundo e a maior do Ocidente, segundo o abade do mosteiro, monge Daiju Bitti.

 

O monumento de 33 metros de altura, o que equivale a um prédio de 11 andares, está sendo construído às margens da BR-101 e a previsão é que a estátua fique pronta e seja inaugurada entre março e abril de 2020, segundo o monge.
 

A estátua, que está em fase de construção, teve a cabeça içada esta semana. "A cabeça pesa mais de 50 toneladas. Todo o corpo pesará mais de 350 toneladas, já que a estátua é feita de aço e concreto”.

 

Em tamanho, a estátua do Buda sentado só fica atrás de construções da Tailândia e da China. O abade anunciou que, na inauguração da estátua, será feita uma consagração durante uma cerimônia que reunirá monges de diversas partes do mundo.
 

O monumento ficará localizado na Praça Torii, que atrai diariamente dezenas de pessoas que passam pela BR-101. Por lá, também estão os tradicionais portal Torii, que marca o diálogo entre a cultura Oriental e Ocidental; o Jardim Zen e as 15 estátuas de Buda em meditação.

 

"Por ano, recebemos visitas de de cerca de 30 mil pessoas, sendo que a maior parte é de estudantes”, informou Daiju. O Zen Morro da Vargem foi construído em 1974, sendo o primeiro mosteiro zen budista da América Latina.
 

A construção sagrada segue a secular escola de Soto Zen, introduzida no Japão no século XIII pelo mestre Dogen Zenji. A área engloba um grande trecho da Mata Atlântica. Dos 150 hectares, 140 são destinados à preservação da natureza.

 

A Praça Torii, às margens da BR-101, é aberta ao público e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, em qualquer horário, por meio de agendamento prévio. Já aos domingos, a visitação acontece das 8 às 11 horas.