A diabetes é uma condição crônica que provoca o aumento dos níveis de açúcar no sangue. 

 

Os sintomas incluem a vontade frequente de urinar e a perda inexplicável de peso. 

 

Adicionar esta leguminosa ao seu regime alimentar pode ajudar a estabilizar os níveis de glicose.

 

Em particular, a diabetes de tipo 2 se desenvolve quando o corpo se torna resistente à insulina ou quando o pâncreas não produz quantidades suficientes daquela substância.


Vários estudos já apuraram que comer uma dieta rica em leguminosas, em especial lentilhas, pode ajudar a regular os índices de açúcar e melhorar ainda o controle glicêmico, ambos fatores importantes na gestão da diabetes de tipo 2.


As lentilhas são ótimas para os pacientes que sofrem com a doença devido ao seu baixo teor glicêmico.


Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, observou os efeitos daquela leguminosa em 121 doentes que padeciam de diabetes de tipo 2. Os participantes foram divididos em dois grupos – um dos quais adicionou meia xícara de lentilhas ao seu regime alimentar, enquanto que o outro optou por consumir somente alimentos integrais.


Os resultados publicados no periódico científico Archives of Internal Medicine, apuraram que aqueles que consumiram lentilhas apresentaram o dobro da redução dos níveis de açúcar no sangue.


Mais ainda, aquela “leguminosa ‘mágica’” (como foi apelidada pelos cientistas) contribuiu também para a redução da pressão arterial.