Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem direito ao 13º salário, que também é calculado com base no novo salário mínimo. Para quem está na expectativa pela data de pagamento, a boa notícia é que o calendário para 2022 já está definido.

A publicação foi feita por meio de decreto do governo federal. Neste ano, o que muitos querem saber é se mais uma vez o 13º salário vai ser antecipado, como aconteceu nos anos de 2020 e 2021.

Data do 13º salário

Em 2022, de acordo com o governo federal, a primeira parcela do 13º salário vai ser paga no mês de agosto. Já a previsão é de pagar a segunda parcela em novembro.

Nos dois últimos anos, o pagamento do salário extra foi antecipado para ajudar as famílias mais prejudicadas pela pandemia da Cobid-19.

Mas, apesar dessa antecipação, muitos segurados se viram com mais dificuldade financeira no final do ano. Já que a maioria tinha comprometido o 13º com a antecipação e sentiram falta do auxílio na reta final de 2021.

Dessa forma, em 2022 a primeira parcela vai ser paga nos últimos cinco dias úteis de agosto. E termina nos primeiros cinco dias do mês seguinte, ou seja, em setembro.

Além disso, o pagamento leva em conta o valor a ser pago, assim como o número final do cartão de pagamento. Dessa forma como está, em 2022 não tem previsão de mais antecipação do 13º salário para os segurados do INSS.