O morador do Distrito Federal terá de desembolsar mais na hora de pagar a conta de luz este ano. Conforme publicação do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quinta-feira (20/1), a Contribuição de Iluminação Pública (CIP) terá novos valores.

Em comparação com os preços de 2021, a CIP teve um reajuste de 10,94% — taxa acima da inflação, que fechou o ano com acumulado de 10,67%, segundo dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. O aumento índica que, se o consumir pagou R$ 100 com valores da tabela passada, passará a pagar R$ 110,94.

 

 

A taxa incide todos os meses na conta de energia e varia de acordo com a faixa de consumo e do tipo de consumidor (residencial, comercial, industrial e Poder Público). O valores são menores para imóveis residenciais.

 

Estão isentos do pagamento da CIP as embaixadas e os consulados estrangeiros, assim como as unidades consumidoras que servirem de residência aos agentes diplomáticos no Brasil, desde que haja reciprocidade de tratamento ao governo brasileiro e seus funcionários no país de origem.

Também não são cobrados templos de qualquer culto e cujos titulares ou responsáveis sejam entidades religiosas, além de usuários que consomem até 80 kWh por mês para a faixa residencial.

Os contribuintes responsáveis por novas unidades consumidoras instaladas no decorrer de 2022 pagarão a CIP proporcionalmente ao número de meses restantes do ano, considerando-se como mês a fração igual ou superior a 15 dias.