Mais de 40 lideranças do Estado de Minas Gerais, entre empresários, prefeitos, vereadores, secretários municipais e dois deputados (um federal e um estadual) participaram do evento em que a Petrocity assinou com o governador Renato Casagrande o memorando de intenções para construção do Complexo Portuário de São Mateus e a Petrocity assinou contratos com os parceiros que executarão as obras.


Depois da reunião técnica no salão Santiago, os deputados estadual Tito Torres (PSDB) e federal Eneas Reis (PSL) - que era o primeiro suplente mas vai assumir em lugar de Marcelo Álvaro, escolhido para Ministro do Turismo – encaminharam a “delegação mineira” para uma reunião de informação que durou quase duas horas, em um dos auditórios do Palácio Anchieta, com o presidente da Petrocity, José Roberto Barbosa da Silva.


A opinião generalizada é de que a Estrada de Ferro Minas-Espírito Santo é fundamental para a recuperação econômica de Minas Gerais, inserindo o Estado nos benefícios que trará o Complexo Portuário de São Mateus. Havia representantes de vários municípios, dentre eles Sete Lagoas, Confins e Santa Maria de Itabira, que terão UTACs (Unidades de Transbordo e Armazagem de Cargas) na nova ferrovia – as outras duas UTACs serão em Governador Valadares e Barra de São Francisco (ES).


José Roberto estava assessorado pela engenheira Ana Flávia Azeredo, especialista em ferrovias, e combinou com as lideranças do grupo que promoverá um seminário em Minas Gerais para passar informações sobre a ferrovia, cujo projeto “começará a ser refinado”. Também será marcada uma audiência com o governador Romeu Zema (Novo) para tratar do tema.