Folha do ES
Ter, 17 de Set
NOTA FISCAL SETEMBRO KENNEDY

Home   Economia     Espírito Santo


Produção de tilápia gera renda para 16 famílias de São Mateus

Produção de tilápia gera renda para 16 famílias de São Mateus

A Associação de Pescadores de São Mateus é dona da única peixaria com alvará de funcionamento do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) no norte do Estado.

  Por Redação

  23.agosto.2019 às 19:58

O “Projeto de Criação de Tilápia em Tanques-Rede no Rio Cricaré”, do Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper), ajuda 16 famílias da Associação de Pescadores de São Mateus a viver exclusivamente da renda obtida com a produção de tilápias.

Atualmente, as famílias produzem 1,5 toneladas por mês, mas com a orientação técnica da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), a expectativa é que a produção aumente para 5 toneladas no período.

Segundo o gerente de aquicultura, pesca e produção animal da Seag, Alejandro Garcia, o que impede que a associação produza mais é uma licença simplificada, que ainda não foi solicitada.

“No momento, eles possuem uma autorização para produzir apenas 1,5 toneladas por mês nos tanques-rede. Estivemos com eles esta semana e orientamos a solicitarem a licença para produção de 5 toneledas junto ao Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema). Aumentando o volume produzido, a associação também abrirá portas para novos associados”

Ressaltou.

Além de aumentar a produção, a meta do projeto é conseguir comercializar as tilápias para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), e expandir as vendas para as redes de supermercados e feiras livres de São Mateus.

Com recurso do Instituto Votorantin obtido por meio do Incaper, o Projeto Criação de Tilápia em Tanques-Rede no Rio Cricaré é de responsabilidade do Instituto Redes, conta com o apoio técnico da Seag e parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae-ES).

A Associação de Pescadores de São Mateus é dona da única peixaria com alvará de funcionamento do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) no norte do Estado.


Fonte: Governo do ES

Comentários Facebook


Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2019 Folha do ES. Todos os direitos reservados.