A pouco mais de dois meses da próxima edição da Black Friday, o Procon Vitória vai fazer um monitoramento semanal de preços de diversos produtos de olho no comportamento dos principais sites e portais de vendas do País.

 

No dia do maior evento de e-commerce do Brasil (29 de novembro), o Procon Vitória vai fazer um plantão “tira-dúvidas”, dar orientações e realizar fiscalização para coibir fraudes e infrações ao Código de Defesa do Consumidor (CDC). 

 

O Procon Vitória vai utilizar como recurso o histórico de preço das principais lojas virtuais, nas quais serão acompanhados os preços de mais de dez itens.

 

O monitoramento vai se concentrar nas lojas virtuais e nos marketplaces mais acessados e apontados como principais locais de busca por ofertas pelos consumidores: Mercado Livre, Americanas, Submarino, Shoptime, Casas Bahia, Extra, Magazine Luiza, Ponto Frio, Sephora, Ricardo Eletro, Saraiva, Zoom, Shop2gether e Buscapé.

 

 


Produtos

Equipes do Procon Vitória vão acompanhar os preços de celulares, TV´s, notebooks, tablets, geladeiras, câmeras fotográficas e cabines de jogos.

 

Em 2018, durante a Black Friday, 27% dos consumidores foram em busca de laptops, PC´s e TV´s; roupas (24%); aparelhos domésticos (15%); brinquedos (15%); cartões de presente (11%) e viagens (8%).

 

Munida desses dados e com o histórico de reclamações de descumprimento da oferta e “golpes virtuais”, a gerente do Procon, Herica Correa Souza, apela para que os consumidores adotem uma nova postura antes de apertar a tecla "finalizar compra".

 

"Os consumidores precisam se preparar para aproveitar as oportunidades, evitando o superendividamento, e realizar compras de forma sustentável, equilibrada e responsável. O primeiro passo é listar, desde já, os itens que necessitam, evitando as compras por impulso. Depois, fazer o acompanhamento do preço para que, no dia da Black Friday, tenham certeza de que estão adquirindo o produto com desconto real", enfatiza Herica.

 

 


Cuidados

Ela alerta ainda para os cuidados básicos para evitar as fraudes. A primeira dica é pesquisar em, pelo menos, três sites para ter a certeza de que o valor não pertence à famosa “black fraude”.

 

O próximo passo é verificar se o site é seguro, vendo se a loja virtual possui o “cadeado de segurança”, o que atesta sistema de proteção. "As tentativas de fraudes também são comuns na época da Black Friday. Os cibercriminosos simulam sites conhecidos para roubar dados e lesar o consumidor", avisa a gerente.

 


Notificações

Herica acrescentou que o órgão vai notificar as empresas que forem flagradas simulando promoções. Essa medida já está valendo para a Semana do Brasil - um evento nos moldes da Black Friday -, criado recentemente pelo Governo Federal para aquecer as vendas de setembro, considerando que, historicamente, neste mês o consumo tende a ser menor em vários segmentos de mercado. 

 

Dicas do Procon Vitória

 Adote a pesquisa também para as compras em lojas físicas. Exija nota fiscal, o cumprimento da oferta e não esqueça de perguntar sobre a política de troca.

 Consumidor tem direito de arrependimento de 7 dias para as compras virtuais.

 Fique atento para verificação de segurança do site/loja virtual. Certifique-se de que esta navegando em um site confiável.

 Previna-se contra as ofertas mirabolantes. Então, antes de se encantar por aquele produto com preço “imperdível”, averigue onde está a oferta e se é de fato uma loja séria.