No Espírito Santo, 723 mil pessoas estão com o nome do SPC. A informação é da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Vitória. De agosto do ano passado para agosto desse ano, o número de inadimplentes no Estado aumentou em mais de 40 mil pessoas.

 

O diretor do SPC no Espírito Santo, Geraldo Calezani, explicou que o desemprego no Estado ainda é grande e isso acaba contribuindo para o endividamento.

 

"A gente acreditava que esse ano seria o início da retomada da economia, mas isso acabou não acontecendo. Isso deixou o mercado meio parado, a movimentação não foi tão grande, e quando não aparecem novos postos de trabalho, os consumidores não conseguem quitar esses débitos", falou.


 

Dicas

 

O diretor do SPC deu dicas para quem quer sair do endividamento ainda em 2019.

 

"A pessoa pode receber o 13º, dinheiro de férias, e utilizar esse recurso para quitar essa dívida com desconto ou então fazer uma renegociação, dividir e pagar a primeira parcela para ter o nome reabilitado novamente", falou.

 

Calezani ainda deu outras duas dicas: a primeira é o endividado tentar renegociar direto com a empresa, porque pode ser vantajoso para ambas as partes. A segunda é usar o dinheiro do FGTS que o governo liberou para quitar parte da dívida ou a dívida toda.