O comércio movimentou, com a Black Friday 2019, R$ 627,7 milhões, considerando todas as vendas.

O faturamento foi 20% maior que a edição anterior em algumas cidades. Os dados são da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz).

O faturamento superou. A estimativa era que o crescimento fosse entre 10 a 15% em relação a 2018, dependendo do segmento.

As categorias mais impactadas foram as de eletrônicos, eletrodomésticos, telefonia celular e informática. Mas, de forma geral, todos os segmentos acabaram sendo influenciados pelo ambiente de descontos.

Natal e FGTS

Apesar da proximidade com o Natal, a promoção não representa grande ameaça para as vendas de dezembro já que, majoritariamente, é usada para compras de uso próprio e produtos mais específicos, segundo a Federação do Comércio (Fecomércio-ES).

De acordo com o presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, o empresário do comércio capixaba está mais confiante para esse final de ano e iniciativas como essa são importantes para promover as vendas, tendo em vista liberação de recursos das contas do PIS/Pasep, do FGTS e o 13º salário que se torna um estímulo para o consumo.

“Gradativamente, o mercado de trabalho formal tem apresentado avanços no Estado, assim como a intenção de consumo das famílias, o que cria um ambiente de boas expectativas e vendas reais, como foi o caso da Black Friday”, explica.